Gerenciamento de Riscos

Marcelo Lacerda, CEO da LANXESS Brasil e vice-presidente da AHK São Paulo
Marcelo Lacerda, CEO da LANXESS Brasil e vice-presidente da AHK São Paulo

Estar sujeito a riscos faz parte da vida. E não é diferente no mundo dos negócios, independentemente do ramo de atuação.

Nos setores químico e petroquímico, justamente por manipularem produtos químicos, as questões relativas à segurança do colaborador e do meio ambiente são muito presentes e, por isso, faz-se imprescindível o investimento no gerenciamento de riscos.

Gerenciar, planejar e, principalmente, identificar esses riscos de forma antecipada garantem a minimização desses riscos, bem como mitigam a ocorrência de incidentes e acidentes, preservando a saúde e a vida de colaboradores, de terceiros, das comunidades envolvidas, e reduzindo impactos ambientais.

Nesse sentido, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) criou o Programa Atuação Responsável, do qual a LANXESS faz parte, adotando uma série de ferramentas precisas, que lhe permitem um controle efetivo dos riscos. Desde sua criação, a LANXESS tem a preocupação com questões como saúde, segurança, sustentabilidade e meio ambiente no seu DNA e conta com o certificado ISO 14001 em todas as suas unidades de negócio, produtivas ou não.

Dentre as ferramentas para gerenciamento de risco, podemos citar que a LANXESS realiza auditorias internas, feitas periodicamente por sua área PTSE (Production, Technology, Safety and Environment), para controle e garantia da manutenção, obtenção e/ou renovação de documentações importantes como, por exemplo, licenças ambientais, validadas posteriormente por auditorias externas. Além disso, possui um processo estruturado para a identificação de novos requisitos legais aplicáveis aos seus negócios, se antecipando a novas legislações, ainda durante sua fase de projeto.

Nossa cadeia de suprimentos também é auditada periodicamente para assegurar sua qualificação como fornecedor LANXESS, incluindo a verificação de conformidades legais. Mais especificamente, em relação à questão ambiental, são feitos monitoramentos constantes para comprovar a não contaminação nos solos e águas subterrâneas. O mesmo processo controle ocorre nas emissões atmosféricas, lançamentos de efluentes líquidos em corpos hídricos após tratamento e destinação de resíduos sólidos.

Sustentabilidade é, sem dúvida, um valor da nossa organização.

Foto: AHK-SP/Carlo Ferreri