Coworkings no Brasil e um novo Modelo de Negócio

Ahoy_FlexComo os espaços de Coworking têm conquistado o coração dos empreendedores

São 810 coworkings conhecidos espalhados pelo Brasil em 2017. Segundo uma pesquisa Coworking Brasil, só neste ano, o crescimento superou 100% em relação ao ano passado. A maior concentração, com 336 coworkings, está no estado de São Paulo. A cidade da garoa, por sua vez, lidera o ranking com 217 coworkings espalhados por toda sua extensão.

Quando pensamos em coworking, automaticamente o conceito de colaboração aparece na cabeça. E por qual motivo as pessoas estão procurando tanto esses espaços? Listamos aqui alguns desses motivos e todos os benefícios que os mesmos oferecem. E, claro, como nada melhor do que falar daquilo que temos propriedade, citamos a Ahoy! Berlin São Paulo como exemplo.

A Ahoy! é um Centro de Inovação e Coworking localizado em Alto de Pinheiros, associada a Ahoy! de Berlin. Ahoy! é um cumprimento utilizado pelos marinheiros alemães, e o tema náutico se encaixa perfeitamente com o cenário do mercado de inovação e startups. O mar aberto de possibilidades com rápidas e fortes mudanças climáticas representa bem o início de uma startup, em que tudo é novidade e ainda não se sabe ao certo onde chegará. E, mesmo assim, é dever continuar tentando passar a arrebentação.

Trabalhamos hoje com quatro modelos, sendo eles: áreas de trabalho compartilhadas, salas privativas, salas de reunião e espaços para eventos. Além de um delicioso café, que se tornou ponto de encontro para reuniões mais descontraídas e para meetups de aplicativos, como BeerOrCoffee e The Coffee Match, dois parceiros do espaço.

Escolhendo se estabelecer em um coworking, o empreendedor se depara com uma série de benefícios. Entre os principais, está presente a troca que estes espaços proporcionam. Seja troca de serviços, de experiências, de conhecimento… Colaboração e integração são as duas palavras chaves do coworking. Muitas startups de sucesso começaram assim, já que ele pode acomodar uma, duas ou mais pessoas do início de uma operação, além de oferecer um networking com empresas de negócios semelhantes em estágios diferentes, o que é um ganho de brainstorm diário para a evolução da empresa. Um dos diferenciais da Ahoy! está na criação da sua comunidade, que une pessoas ligadas à inovação, independente do setor que atuam, favorecendo uma troca mais rica.

A facilidade de estrutura que esses espaços possuem é outro benefício considerado por quem quer empreender ou já empreende. Montar uma empresa é um processo custoso, ter uma sede física aumenta este custo com gastos em aluguel, internet, luz, móveis, telefone, limpeza, segurança, entre outros. Em um coworking não é necessário se preocupar com isso, tendo mais tempo para a construção do business. Além disso, alguns desses espaços oferecem salas de reunião e de eventos para locação. Assim, a única real preocupação de quem aluga é com o seu próprio negócio, conseguindo focar cem por cento em desenvolver a melhor solução, conquistar clientes e, claro, INOVAR!

Ahoy_FachadaUm terceiro benefício está na flexibilidade. Ao optar por um centro de inovação como a Ahoy!, o empreendedor pode mudar de sede com maior facilidade e menos burocracia, pode crescer apenas mudando de sala no mesmo coworking, pode ficar um tempo fora e retornar (desde que haja vaga) e até mesmo, ao encerrar o negócio – por qualquer motivo –, não fica com um problema em mãos. Além disso, é possível alugar uma sala por um ou alguns dias da semana, o que é muito válido em trabalhos de agendas mais flexíveis.

A localização é outro ponto que favorece. Muitas vezes é difícil ter uma sede física bem localizada em grandes centros urbanos. Seja pelo valor do m², seja pela dificuldade em encontrar boas opções. Uma das semelhanças entre centros como a Ahoy! é justamente estar bem localizado. Dessa forma, o empreendedor tem maior facilidade em se relacionar com seus stakeholders. De quebra, impressiona com uma estrutura, na maior parte das vezes, como no caso da Ahoy!, inovadora e moderna. “Ahoy! é um Centro de Inovação e Coworking que conecta pessoas com a mesma sinergia para que possa surgir novas ideias e novos negócios, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas.”, afirma Luiz Morcelli, Sócio da Ahoy! Berlin São Paulo.

Compartilhar espaços e ideias, promover uma troca saudável, fazer parte de um ecossistema de inovação. A Ahoy! é a rede, e criar, movimentar e inovar são os meios de conexão.

 

Bruna Nogueira é COO e PR do Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo e Giuliana Rovai atua como Community Manager e PR do Centro de Inovação Ahoy! Berlin São Paulo. 

Fotos: Divulgação Ahoy! Berlin