ZF é reconhecida por responsabilidade ambiental


A ZF do Brasil venceu na semana passada (10) o 5º Prêmio de Responsabilidade Ambiental da Mercedes-Benz. A premiação reconhece as boas práticas ambientais nos processos industriais e instalações de seus fornecedores. O trabalho premiado da ZF foi submetido à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz, UNICAMP E UFABC. 


O projeto “Eliminação do Processo de Fosfatização” foi desenvolvido pela área de Engenharia de Processos da ZF de São Bernardo do Campo, para inibir e reduzir a geração e o manuseio dos resíduos e produtos químicos provenientes do antigo processo, minimizando assim os riscos de impactos ambientais na planta.


Outro ganho importante foi a disponibilização de 50% da capacidade da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) para tratamento de outros resíduos, como efluentes das lavadoras, e utilização da água de reuso para outras aplicações dentro da empresa. Em tempos de secas e restrições hídricas, a planta está deixando de utilizar cerca de 36.000 m? de água por ano no processo de fosfatização, contribuindo com a sociedade no uso racional da água.


O novo processo não requer aquecimento, sendo capaz também de reduzir o consumo de energia elétrica na etapa de acabamento protetor de componentes metálicos.


O desenvolvimento da nova tecnologia não promoveu apenas ganhos ambientais, mas também foi capaz de melhorar as condições ergonômicas e de saúde ocupacional dos colaboradores.

Divulgação ZF
Divulgação ZF