ZF do Brasil recebe Prêmio de Responsabilidade Ambiental

imagem_release_914575
Da esquerda para a direita – Erodes Berbetz, diretor de Compras M Benz do Brasil, Wilson Bricio, presidente da ZF América Latina, Philipp Schiemer, presidente da MBenz do Brasil e Carlos Santiago, VP de Operações MBenz

A ZF do Brasil recebeu na última semana de março o Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental. A iniciativa da fabricante, que está em sua sétima edição, visa reconhecer as boas práticas ambientais dos fornecedores em seus processos industriais e instalações.

Os trabalhos inscritos foram submetidos à avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Mercedes-Benz e das universidades UFABC (Universidade Federal do ABC) e FEI (Faculdade de Engenharia Industrial).  O projeto ganhador foi a “Otimização do consumo de óleos protetivos e redução de geração de resíduos”, aplicado na unidade da ZF em São Bernardo do Campo (SP).

“É com grande orgulho que recebemos este prêmio, que está em sintonia com os princípios da nossa empresa, que são promover e entregar inovação e tecnologia de ponta que impactam positivamente a sociedade, de maneira sustentável e ambientalmente correta”, destacou o presidente da ZF América do Sul, Wilson Bricio.

O projeto da ZF reduziu a geração de resíduos oleosos, promovendo o uso de novos produtos e desenvolvendo processos de reuso, minimizando assim os riscos ambientais na planta de São Bernardo do Campo (SP). A nova maneira de realizar a proteção anticorrosiva nos componentes metálicos do conjunto das embreagens passou a ser feita por meio da aplicação de óleos protetivos. Com isso, houve redução de 47% dos pontos de consumo do produto, diminuindo a necessidade de manuseio de compostos químicos, promovendo melhorias em todo o processo.

 

Foto: Divulgação Mercedes-Benz