VW comemora redução no consumo de água


No Dia Mundial da Água (22), a Volkswagen do Brasil comemora a redução de cerca de 11% no consumo de água por veículo produzido em suas quatro fábricas no País, sendo três no Estado de São Paulo (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos – fábrica de motores) e uma no Paraná (São José dos Pinhais).


A economia de água foi registrada ao comparar o fechamento de 2014 com 2010, e está alinhada ao programa mundial da Volkswagen “Think Blue. Factory.”, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energias, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo.


Lançada em 2010, a iniciativa global tem a meta de se tornar a fabricante de veículos mais sustentável do mundo incorpora o objetivo de criar soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível a todos. O conceito também pretende influenciar a consciência pública sobre a importância da sustentabilidade.


A redução do consumo de água na montadora é resultado de investimentos em processos cada vez mais eficientes, captação e reúso do recurso, além de ações criativas desenvolvidas em todas as fábricas.


“A Volkswagen do Brasil trabalha para que os processos produtivos utilizem cada vez menos água. O maior desafio é reduzir o volume de água na produção dos veículos; para isso, a empresa investe em processos e equipamentos extremamente inovadores e cada vez mais eficientes, que ao mesmo tempo aumentam a qualidade e a velocidade da fabricação. A empresa também reaproveita e capta o recurso, além de agir de forma estratégica, desenvolvendo iniciativas criativas para economizar água nas mais diversas áreas”, afirma o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres. 

Divulgação Volkswagen do Brasil
Divulgação Volkswagen do Brasil