Ventiladores interconectados economizam energia

ebmBild_1_Bottle_cooler_300dpiA ebm-papst criou um sistema de controle interconectado de refrigeradores para os setores de consumo e industrial. Essa novidade, que segue uma tendência inteligente, alinhada ao IoT (Internet of Things), é totalmente importante – especialmente para produtos que devem ser refrigerados com precisão, tais como alimentos perecíveis, medicamentos, ferramentaria, máquinas de produção e eletrônica industrial.

Com este sistema de refrigeração dispositivos remotamente instalados podem ser monitorados remotamente, incluindo a potência instantânea consumida e verificações de quedas de energia

Sistemas de refrigeração de grande escala, espalhados mundialmente, consistem de componentes que funcionam isoladamente, usando suas próprias unidades de controle e eletrônica de potência. O novo sistema é diferente. Cada componente nele contidos, incluindo ventiladores EC e compressores eficientes, são inteligentemente interconectados por meio de eletrônica de potência central com uma unidade de controle – como o IoT (Internet of Things) exige. Isto significa que cada refrigerador pode se comunicar uns com os outros. Os componentes em uso estão ligados em rede a nível de campo e seus dados são acessíveis a nível de sistema.

Os sistemas de refrigeração inteligentemente interconectados geram economia de energia de até 40%, contribuindo para a proteção climática no processo. Sistemas de refrigeração beneficiam-se pequenos componentes de alta eficiência levam a economia adicional de energia e custos de operação. Isto anda de mãos dadas com um número menor de componentes eletrônicos que reduz tanto a utilização de componentes quanto a probabilidade de falhas. Antecipando o nível de utilização reduz-se a demanda de carga de pico, permitindo a utilização de motores menores com menos material e reduzindo os custos ainda mais. Uma redução de ruído de 8 dB (A) é outro ponto a favor do sistema. Isto permite e garante permanentemente que a aplicação funcione de forma altamente eficiente, silenciosa e econômica.

Em resumo, o sistema reduz o consumo de energia e garante uma refrigeração precisa. Com isso, até mesmo dispositivos que são operados isoladamente (por exemplo, posto de combustíveis e máquinas de bebidas em estações de trem) podem ser monitorados, controlados e regulados remotamente. Ele usa parâmetros operacionais, funcionais e ambientais (umidade do ar e temperatura) para detectar o mau funcionamento dos dispositivos e efeitos adversos, tais como danos aos dispositivos.

Há mais de 50 milhões de refrigeradores em todos os estabelecimentos de venda de alimentos ao redor do mundo e, juntos, eles consomem mais de 90 TWh/a de energia elétrica. Em suma, o potencial de economia de energia é enorme: de até 40% para cada um dos dispositivos, individualmente. Isto é mais de 30 TW/a, que eliminaria a necessidade de mais de três grandes estações de geração de energia elétrica. A Interconexão permite que dispositivos instalados remotamente, tais como refrigeradores de bebidas possam ser monitorados, incluindo a potência instantânea consumida e verificações de quedas de energia.

Foto: Divulgação ebm-papst