UE deve reduzir em 30% emissões de CO2

O Comitê de Meio Ambiente do Parlamento Europeu votou, na última terça-feira (24), a favor de uma resolução que determina a redução das emissões de gases de efeito estufa nos países da União Europeia (UE) em 30% até 2020. O objetivo é fazer com que os níveis de emissões retornem às taxas de 1990.


O documento também estabelece limites para as compensações de emissões em outros países, determinando que 25% das reduções devem ser alcançadas internamente, ou seja, dentro do bloco. A resolução ainda passará por votação em plenário no final de junho.


Os parlamentares europeus afirmam que a elevação da meta de emissões também pode trazer benefícios econômicos e impor novos desafios para diversos setores, gerando milhões de empregos na região. Eles dizem que a UE está perto de retornar aos níveis de emissões de 1990, já que a crise econômica de 2009 e a desaceleração da indústria forçaram a redução dos gases de efeito estufa em 17%.


A resolução reconhece, no entanto, que a concretização desse objetivo dependerá do cumprimenton das metas de energia renovável e eficiência energética. O bloco tem realizado investimentos em inovação e redução de impostos a fim de apoiar iniciativas nesse sentido.

SXC
SXC