TÜV Süd reconhece gerenciamento sustentável


A Porsche AG continua a desenvolver seu programa de sustentabilidade. No centro de treinamento em Zuffenhausen, por exemplo, quatro novos sistemas de energia renovável garantem que o novo prédio atinja um balanço energético positivo, necessitando 30% menos energia do que o exigido pelas diretivas de eficiência energética do governo federal alemão (Regulamento para Economia de Energia – EnEV).


Na fábrica da Porsche em Leipzig, por sua vez, o consumo de água tratada para molhar a pista foi reduzido significativamente pelo aproveitamento da água da chuva e de um sistema de reciclagem. No novo Porsche Center de Adlershof, em Berlim, uma instalação fotovoltaica com 25 metros de altura vai gerar no futuro 14.000 kWh.


Ao longo de toda a cadeia de produção, a companhia procura garantir o uso sustentável dos recursos e emprega os mais altos padrões de gerenciamento ambiental e energético. O reconhecimento dessas iniciativas foi feito agora pelos assessores especialistas da TÜV Süd – um grupo internacional de consultoria, testes e certificação sediado em Munique, na Alemanha. Eles certificaram as instalações da Porsche em Zuffenhausen, Sachsenheim e Weissach segundo as normas ISO 14001 e ISO 50001, assim como as diretrizes da auditoria ecológica EMAS, da União Europeia.


A constante procura pelo desenvolvimento de processos ambientalmente compatíveis é um desafio para todas as divisões da empresa e faz parte integral da sua estratégia corporativa.


“Levar ao limite constantemente o que é tecnicamente exequível sempre foi uma qualidade diferenciada da companhia. Além disso, nossa empresa sempre se destacou por agir de forma ambientalmente responsável, por oferecer empregos atraentes e por um forte comprometimento social”, afirma o Dr. Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.


A classificação foi baseada em 40 critérios de sustentabilidade. Pelo plano geral do desenvolvimento futuro da fábrica, a Porsche recebeu notas máximas não apenas em termos de qualidade ecológica, econômica, tecnológica e de processo, mas em especial pelo projeto do local de trabalho. A reforma do conjunto deve ser completada até 2018.


O pensamento e conduta estratégicos também determinam a técnica do produto. No desenvolvimento de seus carros esportivos, a Porsche demonstra que eficiência e prazer de dirigir não são qualidades conflitantes. Em cada nova geração de modelos, as emissões e o consumo têm sido reduzidas entre 10 e 15 por cento – isto simultaneamente com maior desempenho e melhores qualidades de condução.


O relatório de sustentabilidade da Porsche pode ser baixado aqui.

Divulgação Porsche
Divulgação Porsche