TÜV Rheinland abre laboratórios no exterior


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) autorizou outros cinco laboratórios no exterior da TÜV Rheinland, um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção, treinamento e gerenciamento de projetos, para testar equipamentos voltados à geração de energia solar no Brasil, incluindo os módulos e inversores fotovoltaicos importados e fabricados no País.


Com a nova autorização, a TÜV passa a disponibilizar os modernos Centros de Ensaios instalados nos Estados Unidos, Japão, Índia, Itália e Taiwan para os testes, totalizando sete laboratórios aptos a atuarem para o mercado brasileiro. No início do segundo semestre de 2015, o Instituto já havia autorizado para experimentação os laboratórios da empresa localizados na Alemanha e na China.


Os testes realizados pela companhia compreendem a verificação da eficiência energética de todos os aparelhos, de acordo com as portarias 004/2011 e 357/2014 do Instituto, bem como a medição de desempenho e segurança dos inversores fotovoltaicos, conforme a norma ABNT NBR 16150 e NBR IEC 62116. Os laboratórios também possuem escopo completo para padrão IEC.


“Com mais de 12GW inspecionados em plantas fotovoltaicas, a empresa ainda atua desde a fase de desenvolvimento e planejamento das plantas, no funcionamento e na manutenção, bem como no fechamento ou venda das usinas de energia solar”, afirma o porta-voz da TÜV Rheinland Brasil, Daniel Vilhena.


Os serviços englobam análises de viabilidade dos projetos, estimativas de rendimento e desempenho, inspeções e testes pré-embarque de equipamentos, além do monitoramento da construção das plantas.

Divulgação TÜV Rheinland
Divulgação TÜV Rheinland