ThyssenKrupp foca em P&D

A ThyssenKrupp possui novos objetivos de inovação. Energias Renováveis, Industria 4.0, Mobilidade Sustentável e Produtos de Conservação de Recursos são alguns temas em alta na agenda da empresa.

“Estamos trabalhando duro para garantir que no futuro a empresa defenda produtos sustentáveis produzidos de uma maneira sustentável”, disse Reinhold Achatz, chefe de tecnologia da companhia.

De acordo com a empresa, existe uma vontade de representar um papel importante na transição de energias renováveis. “Elas se tornaram uma parte importante da combinação energética”, disse Achatz. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a produção de eletricidade a partir dessas energias, incluindo hidroelétrica, irá triplicar no mundo todo até 2040.

O objetivo da empresa é ajudar a administrar a volatilidade das energias renováveis, entre outras coisas por meio do armazenamento de tecnologias inovadoras. De acordo com um estudo feito pelo Grupo de Consultoria Boston, 330 gigawatts da capacidade de armazenamento adicional será necessária até 2030. Para via de comparação, cerca de 44 gigawatts de uma nova capacidade de energia eólica foi instalada em todo o mundo em 2014.

A companhia está atualmente trabalhando para melhorar o fluxo de baterias redox, uma tecnologia na qual a eletricidade é armazenada como energia química em dois grandes reservatórios; estes, então, são cheios com sais dissolvidos em ácidos inorgânicos. Para carregar ou descarregar as baterias, o fluido corre pelas células eletroquímicas. A área ativa total de células determina a potência máxima da bateria. Os engenheiros da ThyssenKrupp querem aumentar a área de célula – atualmente menos de 1m² com uma potência de 80 watts – para 2,7m². Isso tornaria possível construir uma bateria de fluxo redox com uma capacidade máxima de 20 megawatts que, por consequência, reduziria os custos de armazenamento de energia.

A eletrólise da agua é uma tecnologia de armazenamento na qual a água é separada em hidrogênio e oxigênio com a ajuda da eletricidade. O hidrogênio vai representar um papel importante na transição de energia, usada diretamente em processos químicos e também como fonte de energia. Neste último caso, ele pode ser armazenado na rede de gás ou em cavernas e então usado em épocas de baixo fornecimento de eletricidade.

A ThyssenKrupp tem uma longa experiência em sistemas de eletrólise, e também com a produção de cloro. Neste cenário, a empresa está desenvolvendo um sistema cujo capital irá provavelmente custar de 3,5 a 5 vezes menos do que soluções concorrentes. Ao mesmo tempo, a companhia está mirando um nível de eficiência de 80%.

Em pesquisa e desenvolvimento, a empresa está apostando em sua força combinada como um grupo industrial diversificado, o que chamam de “cross-industry

innovation”. Achatz explica: “Hoje em dia, saltos tecnológicos acontecem principalmente nas interfaces entre diferentes industrias do que em alcances profundos de cada setor”.

Divulgação ThyssenKrupp
Divulgação ThyssenKrupp