Tecnologia da BASF está presente em cartilha da ONU

arrozal cc_flickr_Paco HuertasA Rede Brasil do Pacto Global da ONU lançou na terça-feira (30 de agosto), a Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura, o PEAA. A BASF, empresa química líder em inovação, é uma das parceiras da publicação inédita que visa a orientar empresas do setor de alimentos e agricultura a adotarem práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. 

“Os PEAA guiarão a atuação das empresas – bem como de todos os atores da cadeia produtiva – para a Agenda 2030 da ONU, pautada por práticas socioambientais responsáveis, que levam em conta a preservação dos ecossistemas naturais, sociais e culturais de cada região”, destaca o presidente da Rede Brasil do Pacto Global e também Diretor Jurídico de Impostos e Seguros da BASF na América do Sul, André Oliveira.

Entre os exemplos apresentados na cartilha, que traz cases de produtos e soluções voltadas a um sistema produtivo mais sustentável e resiliente, destaca-se o Sistema de Produção Clearfield, solução desenvolvida em 2003 pela BASF para controlar uma das plantas daninhas mais severas da cultura do arroz irrigado, o arroz vermelho.

“As plantas daninhas sempre representaram uma ameaça para produtividade do arroz irrigado no Rio Grande do Sul, responsável por aproximadamente 65% da produção nacional. Pensando nisso, a BASF criou o Sistema de Produção Clearfield como forma de oferecer um manejo sustentável para um dos principais alimentos consumidos pela crescente população mundial”, afirma Antônio Cesar Azenha, gerente de Cultivos da BASF.

A tecnologia une a combinação de sementes certificadas e herbicidas desenvolvidos para obter o melhor controle de plantas daninhas, com baixa toxicidade ao produtor e ao meio ambiente. Além disso, oferece ainda o Programa de Monitoramento que consiste em treinamentos com produtores rurais para conscientizá-los sobre o uso ambientalmente correto do Sistema de Produção Clearfield. 

O Sistema de Produção Clearfield é uma tecnologia que ajuda a promover a Segurança Alimentar, um dos princípios da cartilha. Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) foram desenvolvidos pelo Pacto Global da ONU ao longo de dois anos, por meio de um processo amplo e inclusivo, iniciado na conferência Rio+20, realizada em 2012. A publicação também apresenta boas práticas nas seguintes áreas: responsabilidade ambiental, viabilidade econômica, direitos humanos, boa governança e transferência de conhecimento. 

AgBalance Clearfield: exemplo na prática
Para mensurar os benefícios da utilização da tecnologia da BASF, a Fundação Espaço ECO, em parceria com a empresa, aplicou a metodologia de socioeficiência agrícola – AgBalance – na Fazenda Condessa, localizada no município de Mostardas (RS). O estudo comparou a sustentabilidade da lavoura de arroz irrigado da fazenda que utiliza o Sistema de Produção Clearfield desde 2004 com a produção média do estado gaúcho em duas safras: 2004/2005 e 2012/2013.

Tendo incorporado outras práticas sustentáveis, além da tecnologia da BASF, a Fazenda Condessa apresentou um custo de produção 15% menor e uma produtividade 6% maior quando comparada à média do estado na safra 2012/2013. Nos indicadores ambientais, o estudo identificou, por exemplo, a diminuição de 13% nas emissões de gases de efeito estufa.

“A BASF é uma das responsáveis por fornecer uma maior sustentabilidade da produção de arroz irrigado no Rio Grande do Sul. O AgBalance, elaborado pela Fundação Espaço ECO , indicou que após 8 safras, o Sistema Clearfield proporcionou o aumento de mais de 2 toneladas por hectare na produtividade média do estado”, comemora Roberto Araújo, gerente sênior de Comunicação, Marketing Digital e Sustentabilidade da BASF para Proteção de Cultivos na América Latina.

Foto: CC/flickr/Paco Huertas