Soluções sustentáveis para empresas

A Fundação Espaço ECO (FEE), organização não governamental da BASF, oferece desde 2005 no Brasil um serviço que visa auxiliar as empresas na tomada de suas decisões estratégicas baseadas na sustentabilidade.


A análise de ecoeficiência criada pela companhia alemã avalia, de acordo com os parâmetros contidos na ISO 14040, a performance ambiental, econômica e social de um produto, visando reduzir o consumo de materiais e energia e, ao mesmo tempo, buscando o uso sustentável de recursos renováveis. Já a análise de socioecoeficiência se utiliza de dados como remuneração, treinamento profissional e potencial de toxicidade para funcionários para mapear a relação entre a empresa e seus colaboradores e melhorar a mesma.


De acordo com dados divulgados pela Roland Berger Strategy Consultants, 54% das empresas investem até 1% do seu faturamento anual em soluções sustentáveis no Brasil.


“As empresas investiriam mais em sustentabilidade se tivessem mais acesso a informações sobre o assunto e à tecnologia necessária para melhorar o seu desempenho nessa área. A Fundação disponibiliza ambas – informação e tecnologia – para as empresas e a sociedade”, explica Sonia Chapman, Diretora Presidente da Fundação Espaço ECO desde 2007.


A diretora da FEE afirma que 90% dos estudos realizados são para uso interno. “Eles ajudam as áreas de negócios da BASF a compreenderem melhor as características dos seus produtos, comparados com os da concorrência ou em relação a outros novos a serem lançados, e exercem papel decisivo nas decisões estratégicas da empresa”, afirma Sonia.


Análise


A BASF já realizou, no Brasil, 18 estudos de ecoeficiência. Entre as empresas atendidas estão a Braskem, Fibria, International Paper, Yázigi e inpEV, além da própria companhia.


A busca pela mensuração dos benefícios gerados pelo sistema de destinação de embalagens ao meio ambiente e à sociedade foi o que motivou o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens vazias) a procurar pela análise.


O diretor presidente do Instituto, João César Meneghel Rando, afirma que “a comprovação, obtida por meio de uma análise de socioecoeficiência e de uma metodologia reconhecida mundialmente, fornece uma credencial muito importante para o inpEV e os demais participantes do programa de destinação de embalagens vazias de agrotóxico”.


Os associados passaram, a partir da análise, a ter um dado concreto sobre a contribuição do sistema ao meio ambiente e à sociedade e uma comprovação de sua eficácia.


Ferramenta


A metodologia, criada na Alemanha em 1996, já é certificada naquele país pela agência ambiental alemã TUV desde 2002 e no Brasil desde o ano passado.


A BASF possui quatro centros de ecoeficiência no mundo: Alemanha, EUA, Brasil (FEE) e China, sendo que apenas a unidade brasileira oferece estas tecnologias para outras empresas.

Amanajé
Amanajé