Siemens faz estudo sobre futuro do Rio de Janeiro


Apesar de enfrentar questões como a falta de segurança e problemas econômicos e sociais, o Rio de Janeiro está no caminho certo para se tornar um portal sustentável e inovador para a América Latina e um modelo para as grandes cidades da região. Essa é uma das conclusões do estudo Retratos do Futuro Rio 2030-2040, que aponta um cenário do que poderá ser a cidade do Rio de Janeiro, elaborado pela Siemens. Algumas das primeiras conclusões da pesquisa, que deverá ser apresentada na íntegra em novembro, foram divulgadas pelo CEO e presidente da companhia no Brasil, Paulo Stark, durante a Rio+20, nesta segunda-feira (18).


De acordo com a empresa de origem alemã, hoje, a capital fluminense já é uma cidade vibrante, com um futuro brilhante pela frente. E, se as medidas corretas continuarem a ser aplicadas e outras melhorias implantadas, especialmente na educação, saúde, infraestrutura e estímulo para o desenvolvimento econômico, em 2030 o Rio pode se tornar a capital latino-americana dos negócios, do turismo, da pesquisa de alta tecnologia e um centro de desenvolvimento. "O Rio de Janeiro tem todos os elementos necessários para se tornar um verdadeiro símbolo do desenvolvimento sustentável no hemisfério sul, combinando desenvolvimento econômico, ambiente criativo, boas condições sociais e de vida em um único lugar", afirmou Paulo Stark.


Durante o processo de pesquisa, a equipe de especialistas da Siemens conduziu 80 entrevistas com líderes de opinião e especialistas do Rio de Janeiro, em diferentes domínios, especialidades e usos. "Os especialistas estão nos mostrando uma visão sobre como o Rio pode fazer isso acontecer. Parte da solução está em utilizar as tecnologias corretas e parte está em programar as políticas certas. Mas a receita mágica é combinar ambas", disse Stark.


Segundo o estudo, as novas tecnologias no transporte podem ajudar o Rio e São Paulo a formar um poderoso cluster regional, e as recentes descobertas no pré-sal certamente colocarão o Rio como uma referência no setor de petróleo e gás. Pela utilização de seus recursos nessa área, a cidade tem uma parcela significativa do mercado mundial para exportá-los e também para as exportações de produtos semiacabados de petróleo e gás de maior valor, derivados de tais recursos naturais, bem como em uma mineração marítima em águas profundas. Outra tendência detectada é do papel cada vez maior que o Rio desempenha no caminho para ser um hub de inovação e P&D na América Latina para petróleo/ gás, TI, soluções biotecnológicas e acessíveis. Isto fará com que o Rio de Janeiro atraia talentos de todos os lugares ao redor do globo.


Ainda de acordo com o grupo alemão, a capital fluminense deve aumentar a sua liderança como um hub para o turismo internacional e, em particular, para a América do Sul, e deve consolidar sua posição como anfitriã latino-americana para eventos, feiras e conferências internacionais. Haverá também um reforço na indústria criativa, incluindo os meios de comunicação e moda.


O estudo ressalta ainda o fato de que a cidade do Rio deve superar alguns desafios para alcançar um futuro melhor e sustentável, especialmente nas áreas de segurança, transporte e educação, mostrando que a inclusão social é a chave para tornar o Rio uma cidade para todos os seus habitantes.

Siemens press picture
Siemens press picture