Seminário debate agricultura familiar brasileira

Um encontro organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo portal Planeta Orgânico discutirá em Nuremberg, na Alemanha, assuntos relacionados à agricultura familiar, crescente no Brasil, bem como propostas para a realização de uma Copa do Mundo sustentável em 2014.


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar no Brasil é responsável por 4,1 milhões de unidades produtivas, responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros e por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.


Devido à crescente importância do tema, duas palestras abordarão o assunto durante o evento. A diretora executiva do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, falará sobre o valor agregado da agricultura familiar. O gerente de agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente, Julio Pinhoterá, tratará do tema “Sociobiodiversidade: um conceito criado no Brasil” e apresentará o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, cujo objetivo é fomentar parcerias com atores internacionais comprometidos com a sustentabilidade.


Copa Sustentável


O tema do painel de abertura do Seminário será “Oportunidades para o Mundo Sustentável na Copa de 2014”, no qual o diretor de geração de renda e agregação de valor da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnaldo Campos, irá ressaltar as oportunidades de parceria da agricultura familiar com o setor privado, particularmente com o projeto Talentos Brasil Rural.


 Maria Beatriz Martins Costa, explicou que “por meio do Talentos Brasil Rural, será desenvolvida uma rede de serviços, que envolve os setores de gastronomia e turismo, contemplando artesanato, decorativos e utilitários, alimentos e bebidas produzidos pela agricultura familiar.”


O evento ainda apresentará a recém criada  Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (ABRABIO). O presidente, Iran Trentim comentará os planos futuros da Associação, que congrega 12 mil famílias em 18 estados brasileiros, com uma faturamento anual de R$ 25 milhões, ele apresentará sua meta de expandir o número de empreendimentos associados de 52 para 200, no decorrer de 2011.

SXC
SXC