Rio+20 é desconhecida pelo mundo

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá de 13 a 22 de junho no Rio de Janeiro, parece não ser bem conhecida ao redor do mundo. Menos de 20% dos 8 mil entrevistados da pesquisa realizada pela organização suíça União para BioComércio Ético (UEBT) conhecem o evento. Apenas 6% das pessoas demonstram saber com mais precisão do que se trata o encontro.

Denominada Barômetro da Biodiversidade, a pesquisa foi realizada no Brasil, Peru, Reino Unido, na Alemanha, França, Índia, Suíça e nos Estados Unidos. Há quatro anos a UEBT avalia o nível de conhecimento das pessoas sobre biodiversidade e como a indústria, principalmente o setor de cosméticos, incorpora o conceito em suas atividades. O resultado de 2012 surge como alerta para a conferência Rio+20.

Para a representante da UEBT no Brasil, Cristiane de Moraes, “a Rio+20 não está sendo bem divulgada, mas muitas empresas, organizações e governos estão se articulando. Se depender dessas articulações, o Brasil pode ser visto como plataforma e criar tendências nesse tema”.

Vinte anos depois da Cúpula da Terra (RIO 92), menos de 70% dos entrevistados tinham alguma noção do que é biodiversidade. “Realmente os números globais ainda são baixos, mas o nível de consciência sobre o tema vem aumentando nesses quatro anos de pesquisa. E os brasileiros vêm mostrando crescimento impressionante de consciência sobre o assunto”, diz Cristiane.

Nesse quesito, o brasileiro dá um show de conhecimento. Segundo Cristiane, “quase 100% dos entrevistados do Brasil têm noção do que é biodiversidade e, desse total, quase a metade sabe exatamente do que se trata”. O levantamento aponta que somente suíços e franceses apresentaram níveis de consciência sobre o tema próximo ao dos brasileiros, com 83% e 95% das pessoas ouvidas nesses países, respectivamente.

Rio + 20

A edição de 2012 tem o objetivo de gerar discussões sobre as interações do homem com o meio ambiente e definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Para isso, os países participantes irão trabalhar na renovação dos compromissos políticos firmados nas cúpulas anteriores. Os principais temas do encontro serão “a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

 

Com informações da Agência Brasil / EBC (Empresa Brasileira de Comunicação)