Rio ganha prêmio de sustentabilidade da Siemens

A Siemens e o Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades (C40) anunciaram, nesta quarta-feira (4), as dez vencedoras do 1º Prêmio de Liderança Climática das Grandes Cidades (City Climate Leadership Awards, no original em inglês), reconhecidas pela excelência em sustentabilidade urbana e pela liderança na luta contra as mudanças climáticas.

O Rio de Janeiro ganhou na categoria Comunidades Sustentáveis, em função do Programa Morar Carioca – segundo a Siemens, uma estratégia completa de revitalização urbana, que vai investir em projetos de revitalização em toda a cidade com o objetivo de formalizar todas as favelas cariocas até 2020. “Com 55 projetos completos, esse programa já está tendo um impacto direto sobre o ambiente, a saúde e o bem-estar de mais de 200 mil habitantes do Rio, e, quando completo, impactará os mais de 20% da população carioca que atualmente vivem em assentamentos informais”, afirma a companhia alemã.

As outras nove cidades vencedoras são: Bogotá, na Colômbia (na categoria Transporte Urbano); Copenhague, na Dinamarca (Medição de Carbono); Melbourne, na Austrália (Eficiência Energética na Construção); Cidade do México, no México (Qualidade do Ar); Munique, na Alemanha (Energia “Verde”); Nova Iorque, nos EUA (Adaptação e Resiliência); São Francisco, nos EUA (Gestão do Lixo); Cingapura, em Cingapura (Infraestrutura Urbana Inteligente); e Tóquio, no Japão (Desenvolvimento Econômico e Financeiro).

Público ainda pode votar em outras cidades

“As grandes cidades do mundo todo enfrentam problemas semelhantes. Se tomadas em conjunto, elas são responsáveis por 70% das emissões de gases geradores do efeito estufa do planeta. Todos nós sabemos de duas coisas: a luta contra as mudanças climáticas será decidida nas grandes cidades, e é através da cooperação que podemos lidar com esse problema ambiental. O Prêmio de Liderança Climática das Grandes Cidades ajuda as cidades a otimizar sua performance e compartilhar suas experiências”, destaca Roland Busch, CEO do Setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens.

Um júri independente de sete membros formado por ex-prefeitos de grandes cidades, arquitetos e representantes do Banco Mundial, do C40 e da Siemens avaliou 37 projetos de 29 cidades finalistas ao Prêmio. As 19 cidades que não foram premiadas vão participar de uma campanha nas mídias sociais, o Prêmio da Escolha do Público. Internautas poderão votar online no projeto que eles julgarem mais inovador e avançado. O resultado da votação será anunciado em novembro, e o público pode votar no site www.cityclimateleadershipawards.com. São Paulo está concorrendo com um projeto de captação de gás metano proveniente de aterros sanitários para produção de eletricidade.

CCommons/flickr/kvn.jns
CCommons/flickr/kvn.jns