Volkswagen do Brasil lança 6ª edição de seu “Anuário de Responsabilidade Corporativa”

A Volkswagen do Brasil acaba de lançar a 6ª edição de seu “Anuário de Responsabilidade Corporativa”, revelando o compromisso da empresa com a responsabilidade corporativa, sustentabilidade e transparência. A publicação destaca os principais avanços, conquistas e desafios da VW no ano de 2017 em termos de mercado, operações, socioambiental, governança e gestão. O Anuário pode ser lido no site da Marca (www.vw.com.br), no basta acessar o ícone planeta Volkswagen; em seguida, a aba Sustentabilidade.
 
O Anuário de Responsabilidade Corporativa da Volkswagen do Brasil destaca o importante momento da empresa, que vivencia o nascimento de uma Nova VW, muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, moderna e ágil. Uma marca com veículos altamente inovadores e tecnológicos, cada vez mais seguros, conectados, com design diferenciado e eficientes quanto ao consumo de combustíveis. Um dos pontos estratégicos da Nova VW é a maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen do Brasil, com investimentos de R$ 7 bilhões no desenvolvimento e lançamento de 20 novos veículos até 2020, sendo 13 deles fabricados no Brasil.
 
“Olhamos para o futuro de forma otimista, cheios de energia e estamos fazendo rápidas evoluções. A ofensiva de produtos da Nova VW é o maior ciclo de renovação de portfólio da história da Volkswagen do Brasil. E nossas fábricas avançam para se tornarem cada vez mais conectadas, flexíveis e autônomas”, afirma o Presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Pablo Di Si..
 
O Anuário segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e traz capítulos sobre o histórico e resultados da empresa; Estratégia e Gestão; Pessoas; Imagem; Produtos; Tecnologia, Segurança e Ecoeficiência; Fábricas; Clientes e Fornecedores. “A publicação do Anuário de Responsabilidade Corporativa demonstra o compromisso da Volkswagen do Brasil com a transparência e a proximidade, cada vez maior, com todos os seus públicos de relacionamento”, afirmou o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen Região América do Sul e Brasil, Marcellus Puig.
 
Crescimento acima do mercado
O ano de 2017, referente ao Anuário, marcou o início da retomada do mercado, que registrou crescimento de 9,4% no número de emplacamentos de veículos leves, totalizando 1,8 milhão. Nesse contexto, a publicação destaca que a Volkswagen do Brasil cresceu acima do mercado: aumentou suas vendas em 19% no ano passado, o dobro da média da indústria automobilística, fato que vem se mantendo neste ano.

Indústria 4.0 e comunicação digitalizada
O Anuário destaca também que a renovação do portfólio da Volkswagen do Brasil envolve a modernização de suas fábricas para que se tornem cada vez mais inteligentes, conectadas, flexíveis e autônomas. Parte desses avanços vem da implementação do conceito de Indústria 4.0, que inclui novos equipamentos altamente tecnológicos e conectados, postos de trabalho digitalmente interligados e ganhos de eficiência operacional.

Baseadas na Indústria 4.0, as simulações durante a fase de concepção de um novo projeto já acontecem de modo digital, possibilitando, por exemplo, a identificação prévia de possíveis inconsistências técnicas. A Fábrica Digital da VW, que trabalha com mais de 50 softwares, permite simular processos produtivos, novas construções prediais e infraestruturas antes de serem implementados fisicamente, além de estudar a ergonomia de postos de trabalho, contribuindo para a manutenção da saúde e bem-estar dos empregados. Impressoras 3D auxiliam o desenvolvimento de peças e dispositivos específicos com a máxima precisão e sem desperdício de material.

O Anuário retrata ainda o processo de digitalização da comunicação interna da Volkswagen do Brasil, que levou aos empregados o App “VW&Eu” e os quadros de avisos eletrônicos “Fique Conectado”. A comunicação digital permite informar o público interno em tempo real, onde ele estiver. Com grande aceitação, o App “VW&Eu” já é utilizado por 13 mil, do total de 15 mil empregados, oferecendo notícias sobre a empresa, seus produtos, comunicados sobre o dia a dia no trabalho, mensagens da liderança, além de consultar serviços como holerite, banco de horas, férias, cardápio dos restaurantes nas fábricas, entre outros.

Ganhos ambientais
O Anuário também destaca o compromisso ambiental da Volkswagen, formalizado com o programa de sustentabilidade “Think Blue. Factory.”, que define metas de sustentabilidade para o processo produtivo de todas as fábricas da VW no mundo.

Entre os ganhos, o Anuário lembra que em 2017 a Volkswagen do Brasil conseguiu o melhor índice de reúso de água desde o início do programa “Think Blue. Factory.”, em 2010. Esse resultado foi influenciado, principalmente, pelo projeto de reutilização de água no processo produtivo na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), que economizou cerca de 131 mil litros de água potável no ano passado. A partir de um novo processo de filtragem da água, foi possível utilizá-la no processo produtivo da pintura. Essa economia equivale a mais de R$ 250 mil por ano.

Outro destaque é o alto índice de reciclagem e reaproveitamento de materiais: mais de 97% dos resíduos gerados pela Volkswagen do Brasil são encaminhados para a reciclagem ou reutilizados e recuperados. Em 2017, o índice de reciclagem cresceu 18% em relação ao ano anterior.

Foto: Divulgação Volkswagen