SAP Labs emprega pessoas portadoras de autismo

SAPA SAP Labs Latin America, de São Leopoldo (RS), organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas, é referência em um programa estruturado para capacitar portadores de autismo a trabalhar na área de tecnologia.

Atualmente, a companhia emprega profissionais autistas na área de desenvolvimento de software e recebeu um reconhecimento mundial da companhia pelos resultados atingidos. “Esses dois profissionais trazem pontos de vista diferentes e inovadores para nossos processos, agregando valor nos resultados”, destaca Thais Catarino, líder do programa SAP Autism at Work no Brasil.

Para receber os profissionais na SAP Labs, tanto os líderes quanto os colegas de trabalho passaram por treinamentos para sensibilização e melhor integração da equipe. “O desempenho tem sido acima do esperado e, com relação ao ambiente de trabalho, adaptamos questões de ruído e luminosidade, uma vez que um dos colegas possui hipersensibilidade”, relata a líder.

Este acolhimento é destacado pelos dois colaboradores autistas que trabalharam no setor Globalization Services da SAP Labs. “Adoro trabalhar aqui pelo ambiente, pelas pessoas e pelo apoio psicológico. Os gerentes me ajudam sempre que preciso, eles são motivadores e têm bastante conhecimento para passar”, diz Bruno Luiz Rodrigues Vigna. Já Márcia Machado destaca outros diferenciais da empresa como a preocupação ecológica, a inclusão e a diversidade. “É gratificante ter sido incluída no programa. A SAP tem um respeito muito grande comigo”, diz.

Estudos mostram que 1% da população do mundo tem autismo, o equivalente a 70 milhões de pessoas. A SAP, em parceria com a Specialisterne, da Dinamarca, desenvolveu em 2013 dois projetos pilotos na Irlanda e na Índia para promover e aproveitar os talentos característicos de pessoas com autismo para atuar nas áreas de software, programação e gerenciamento de dados. A iniciativa foi replicada para todas as unidades da empresa globalmente e já é realizada em países como Brasil, Canadá, República Checa, Alemanha, Índia, Irlanda e Estados Unidos. Este ano, também será inserida na Austrália e Coréia.  

“A SAP é a primeira empresa multinacional a fazer uma parceria conosco em escala global. Essa parceria colocará a SAP como uma das líderes conscientes e motivará o ecossistema a seguir seu exemplo”, comenta Thorkil Sonne, fundador da Specialisterne e presidente do conselho da Specialist People Foundation.

Esta experiência já tem sido compartilhada com mais de 50 empresas e líderes em todo mundo, além de ser uma forma de incentivar outras companhias que possuem a mesma visão a adotarem essas práticas. Segundo os especialistas, em muitos países as pessoas com autismo não têm acesso a serviços que favorecem condições de igualdade com os outros, o direito à saúde, educação, emprego e vida em comunidade.

Foto: Divulgação SAP