Iniciativa da Alemanha pretende intensificar uso de energia solar

Energia solarCom a nova iniciativa de pesquisa Solares Bauen/Energieeffiziente Stadt (Construção Solar / Cidade Energeticamente Eficiente), o Governo Federal alemão quer acelerar a transição energética e aperfeiçoar o uso de energia sustentável em edifícios e cidades.

O objetivo é mostrar como as inovações e redes inteligentes podem abastecer as casas com uma energia de alta qualidade e alto padrão. Além de analisar aspectos tecnológicos, serão considerados aspectos sociais, políticos e econômicos.

“Na Alemanha, 75% das pessoas vivem em cidades. Precisamos de uma rede elétrica limpa e viável, que aproveite os edifícios, as fachadas e os telhados e que beneficie diretamente as pessoas nesses centros. Nesse aspecto, a pesquisa pode contribuir de forma decisiva”, ressalta Johanna Wanka, ministra Federal da Educação e Pesquisa.

Para a pesquisa, o Governo Federal disponibiliza 150 milhões de euros, sendo que cada projeto da iniciativa terá uma duração máxima de 5 anos.

A ideia é uma contribuição para a implementação do projeto “Cidade do futuro” do Ministério Federal da Educação e Pesquisa, que tem como objetivo explorar inovações para o setor urbano – que deve ser cada vez mais sustentável.

Com informações do Centro Alemão de Informação Brasília – Alemanja

Foto: SXC