Concurso Green Talents 2016 incentiva intercâmbio de ideias sustentáveis

ÁrvoreDesde 2009, o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) realiza o concurso Green Talents – International Forum for High Potentials in Sustainable Development, com o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias para soluções sustentáveis.

A competição premia todos os anos 25 jovens cientistas de diferentes países. Os ganhadores procedem de áreas científicas variadas e são reconhecidos por seus desempenhos em tornar nossa sociedade mais sustentável.

Um júri de experts alemães seleciona os vencedores, que terão acesso aos mais renomados pesquisadores e instituições de pesquisa na área de Sustentabilidade na Alemanha.

Neste ano, o concurso irá abordar os efeitos das alterações climáticas, poluição e sobrepesca nos maiores recursos naturais da Terra, os oceanos, de acordo com o Ano da Ciência do Ministério Federal de Educação Alemão e Pesquisa 2016/2017, que é dedicado aos “Mares e Oceanos”. Essas questões, bem como os desafios enfrentados pelo meio ambiente em geral, exigem cooperação científica internacional. No entanto, a competição permanece aberta a todas as áreas, oferecendo chances iguais de êxito aos participantes. O prêmio inclui:

  • Estadia de até três meses de pesquisa na Alemanha em 2017, em uma instituição de escolha do vencedor;
  • Convite para visitar a Alemanha em 2016 e participar do Science Forum. Instituições de alto nível abrirão suas portas aos vencedores, que poderão conhecer em detalhes suas instalações e projetos de pesquisa;
  • Oportunidade aos vencedores de apresentar e expor seus projetos em encontros individuais com experts de sua escolha para discutir oportunidades de cooperação;
  • Oportunidade de networking com lideranças e referências em desenvolvimento sustentável de mais de 46 diferentes países.

A edição de 2016 do concurso está com inscrições abertas até 24 de maio. Podem se candidatar jovens cientistas engajados em pesquisas no campo de Meio Ambiente e Sustentabilidade. É necessário possuir, pelo menos, título de mestre, ter finalizado mestrado ou doutorado nos últimos três anos e ter bons conhecimentos de inglês.

Veja aqui os demais requisitos para se inscrever.

Mais informações sobre o Green Talents estão disponíveis no site oficial do concurso: http://www.greentalents.de/

Foto: Sxc