Aldeias Infantis SOS realiza evento para discutir o acolhimento de crianças e adolescentes

direito-de-viver-em-familiaNos dias 23 e 24 de maio, mais de 150 pessoas de 48 municípios da Bahia estiveram em Salvador para participar do Seminário “Acolho e Fortaleço”, organizado pela Aldeias Infantis SOS de Lauro de Freitas, em comemoração aos 50 anos da organização no Brasil.

Durante o encontro, foram discutidos o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, o oferecimento de cuidados alternativos e o papel de cada um dos profissionais que trabalham diariamente com crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.

Abrindo o seminário, Sérgio Marques, sub gestor nacional da instituição, deu as boas vidas a todos os participantes e explicou a história da organização e os princípios e diretrizes do acolhimento na modalidade casa-lar, criados por Hermann Gmeiner.

Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com as mães sociais Jacira Santana e Fabiana Santos. De forma simples e cativante, falaram sobre a rotina da casa-lar e demonstraram seu comprometimento com a causa.  “Cuidamos temporariamente das crianças e dos adolescentes. O lugar deles é na família. E eu faço de tudo para que esse direito seja garantido”, disse Fabiana.

Segundo os próprios participantes, o momento foi extremamente importante para quebrar tabus e desmistificar o papel da mãe social, despertando a reflexão de todos sobre a qualidade dos serviços de acolhimento oferecidos no município.

A equipe da Aldeias Infantis também apresentou as novas modalidades de cuidados alternativos que tem trabalhado, como o projeto Escola de Pais, com atividades de prevenção ao acolhimento. Houve também a divulgação do serviço de família acolhedora, realizado pelo Município de Caculé.

No segundo dia do encontro, foram realizadas oficinas específicas para quatro grupos de profissionais: assistentes sociais, psicólogos, coordenadores e cuidadores/educadores sociais. Por meio das atividades, foram compartilhadas diferentes expertises sobre como lidar com situações adversas e soluções para resolver os problemas vivenciados em cada localidade.

Foto: Divulgação Aldeias Infantis SOS