Aldeias Infantis SOS lança campanha para coibir o trabalho infantil

children-1217246_1920A Aldeias Infantis SOS, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo e o Instituto Invepar promovem uma campanha para conscientizar e sensibilizar os usuários do aeroporto sobre a importância do combate ao trabalho infantil nos terminais de passageiros. Hoje, cerca de 40 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade frequentam o local diariamente para pedir esmolas, vender produtos, como balas e doces, ou engraxar sapatos.

A orientação aos passageiros será feita pela equipe de Assistência Social e Segurança Corporativa do aeroporto e por conselheiros tutelares de Guarulhos, treinados especificamente para essa iniciativa. Além disso, serão utilizadas peças de comunicação, como adesivos nas mesas da praça de alimentação, espelhos dos banheiros e áreas de assentos, banners, panfletos e vídeos educativos.

Os recursos arrecadados na campanha serão investidos em ações que garantam os direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação junto às comunidades da região. Para isso, serão disponibilizadas diversas urnas para doação nos caixas dos lojistas que participam da iniciativa. A gestão dos recursos arrecadados será realizada pela Aldeias Infantis com o compromisso de realizar ações que envolvem um trabalho social para geração de renda, empregabilidade, educação em contraturno escolar, esporte e lazer.

Para Sandra Greco, gestora nacional da instituição, o ato de dar esmolas ou mesmo comprar um produto destas crianças não contribui para a melhoria da qualidade de vida delas. “Estamos contribuindo, na verdade, para a evasão escolar para o trabalho infantil e comprometendo o futuro dessas pessoas”, destaca.

Segundo Greco, o maior desafio é fortalecer famílias e comunidades, desenvolver suas competências e garantir que sejam social e economicamente incluídas na sociedade. “A partir desse trabalho prevenimos que crianças e adolescentes, tal como suas famílias, dependam de doações isoladas de passageiros”.

Hoje, os órgãos da Rede de Proteção do Município visitam e acompanham as famílias para encaminhá-las a diferentes Programas Sociais (Assistência Social, Educação, Saúde, entre outros), de acordo com a situação específica de cada uma delas, atuando, assim, em linha com os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse contexto, a campanha contribuirá com o fortalecimento do papel já desenvolvido pelo município.

Foto: CC/Pixabay/Soledadsnp