Projeto coordenado pelo Instituto Fraunhofer visa economia de energia no Teatro de Manaus

EnergiaO resultado do projeto IMPReSS, uma parceria entre União Europeia e Brasil, coordenado pelo Instituto Fraunhofer FIT (Institute for Applied Information Technology), pode ser conferido no Teatro Amazonas em Manaus.

O consórcio, que durou 31 meses e envolveu 11 organizações do Brasil e da Europa, dentre elas as universidades federais de Pernambuco (UFPE), do ABC (UFABC) e do Amazonas (UFAM), tem como um de seus projetos pilotos um sistema inteligente para monitoramento e controle do uso de energia no histórico teatro manauara. Inaugurado em abril deste ano, o sistema de gerenciamento desenvolvido se utiliza de recursos naturais, como luz e energia solar, para controlar suas operações garantindo a melhor condição de iluminação e temperatura do teatro, aliada ao uso mais eficiente possível de energia. E a partir de um aplicativo gratuito, visitantes do teatro podem, entre outras coisas, verificar o consumo de energia anterior e atual das luzes e do ar condicionado. Com isso, o projeto pretende também aumentar a atenção do público para a necessidade de mudança de comportamento em relação ao uso de energia, visando reduzir tanto o consumo energético quanto a emissão de CO².

Outro piloto do projeto foi implementado na UFPE, com o qual espera-se alcançar uma redução de 10 a 20% no consumo de energia do campus universitário, que hoje equivale ao consumo de uma cidade pequena. Neste âmbito, foram desenvolvidos dois sistemas: um para monitoramento e gerenciamento eficiente do uso de energia e outro para gerenciamento de situações de queda ou falta da mesma, de modo a proteger equipamentos valiosos e trabalhos de pesquisa dos laboratórios.

Os exemplos elucidam o objetivo da iniciativa, que é fornecer uma plataforma de desenvolvimento de softwares para possibilitar a geração rápida e de baixo custo de sistemas complexos, envolvendo Internet das Coisas (IoT). Um dos problemas relacionados ao desenvolvimento de protótipos de IoT é justamente o tempo demandado até se alcançar algum resultado, bem como a exigência de um alto nível de especialização e integração, devido aos diferentes hardwares, plataformas e protocolos, o que impede pequenas empresas de investirem nesta área.

Com a plataforma criada pelo IMPReSS, que já oferece ferramentas para acelerar o avanço de sistemas para Internet das Coisas, a redução de custos com o desenvolvimento pode chegar a até 30%. A plataforma dispõe de kits de ferramentas desenvolvidos por dez parceiros do projeto, tanto de indústrias quanto de instituições de pesquisa. Com isso, espera-se como efeito da iniciativa que mais desenvolvedores de software, inclusive aqueles não especialistas, façam experimentos e co-criações com novos serviços tecnológicos e com a Internet das Coisas, incentivando assim a ampliação das cidades inteligentes.

O Fraunhofer FIT, além de responsável pela coordenação do projeto, ficou encarregado também dos desenvolvimentos relativos à fusão de dados de sensores e da análise de Big Data. Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://impressproject.eu/news.php

Com informações do Centro Alemão de Ciência e Inovação – DWIH São Paulo

Foto: CC/Pixabay/Unsplash