Programa da BASF promove sustentabilidade

O programa Mata Viva da BASF, que incentiva a sustentabilidade na agricultura, pretende plantar 300 mil mudas de espécies nativas até abril deste ano. Desde 2008, o projeto já plantou cerca de 360 mil mudas, o que corresponde a uma área aproximada de 215 campos de futebol readequados ambientalmente.


Sob a coordenação estratégica da Fundação Espaço ECO (FEE) da BASF, o Mata Viva auxilia os produtores na adequação ambiental de acordo com a legislação. “As cooperativas agrícolas se destacam no empenho em participar do Programa Mata Viva, no que se refere ao reflorestamento, e posicionar o Brasil como um país forte na agricultura e preocupado com o meio ambiente”, comenta o gerente de Stewardship da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, Vinícius Ferreira Carvalho. As cooperativas dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus) e Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), por exemplo, revitalizaram, apenas em 2010, áreas em suas respectivas regiões que somadas correspondem a 37 hectares plantados com 62 mil mudas.


O programa também conta com a ação Teatro Mata Viva, cujo objetivo é levar conhecimento sobre sustentabilidade e atitudes responsáveis a crianças, por meio de peças de teatro e atividades lúdicas. Somente no ano passado, 13 mil miniagentes ambientais foram formados.


O Programa Mata Viva nasceu há 26 anos, quando a BASF iniciou a restauração de 128 hectares de Mata Atlântica em um trecho de quatro quilômetros da margem direita do Rio Paraíba do Sul, na fábrica da empresa em Guaratinguetá. A partir de 2005, com a criação da Fundação Espaço ECO, o Mata Viva foi ampliado e começou a beneficiar diretamente agricultores e comunidades agrícolas.

SXC
SXC