Primeira casa eficiente de Berlim já tem moradores


Para testar em condições reais a eficiência de um projeto que busca aliar construção civil e mobilidade urbana, o ministério alemão de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano, (BMVBS na sigla em alemão), decidiu construir um protótipo habitável em Berlim.

Situada no bairro de Charlottenburg, a “Casa Eficiente Plus” (Effizienzhaus Plus, em alemão), produz toda a energia que consome, principalmente por meio de painéis solares, além de gerar um excedente para carregar veículos elétricos que, quando não utilizado, deve retornar à rede energética da cidade.

Além da sustentabilidade energética, a casa modelo foi arquitetada apenas com materiais recicláveis, podendo ser desmontada e modificada facilmente.

Em dezembro do ano passado, o ministério criou um concurso para famílias interessadas em morar no espaço. Jörg Welke, Simone Wiechers e suas duas filhas, de 11 e 8 anos, foram escolhidos por meio de sorteio e vivem desde o começo do mês na “Casa Eficiente Plus”, onde ficarão por um período de 15 meses. Eles mantêm um blog contando como é sua jornada na casa sustentável.

“Queremos demonstrar que uma família pode usar a energia gerada pela casa também para sua mobilidade. Ideias inovadoras como essa podem fazer da Alemanha uma referência em mobilidade elétrica”, afirmou o ministro Peter Ramsauer, do BMVBS.

O projeto da casa foi desenvolvido pelo Instituto de Estruturas Leves e Design Conceitual (ILEK) da Universidade de Stuttgart, em parceria com o professor de arquitetura e engenharia Werner Sobek.

Diretrizes

De acordo com o governo alemão, os setores de construção e transporte são responsáveis por cerca de 70% do consumo final de energia e por 40% das emissões de carbono do país.

Monitorada cientificamente pelo Instituto Fraunhofer e pelo Instituto de Berlim para Investigação Social (BIS), a iniciativa faz parte da estratégia do governo de desativar suas usinas nucleares até 2022 e incentivar que os cidadãos economizem e se conscientizem sobre o uso de energias renováveis.

A casa esteve aberta para visitação do público de 8 de dezembro a 29 de fevereiro para analisar a interação da população com esse novo tipo de tecnologia.



 



 

Divulgação
Divulgação