Prêmio de sustentabilidade da Siemens

A Siemens e o Grupo de Liderança Climática das Grandes Cidades (C40) lançaram em janeiro o segundo ciclo anual do Prêmio de Liderança Climática das Grandes Cidades (City Climate Leadership Awards, no original em inglês), abrindo o processo de inscrição para as cidades globais demonstrarem excelência em sustentabilidade urbana. O foco da competição deste ano é reconhecer projetos inovadores e ambientalmente impactantes, bem como “campeões ocultos” – projetos urbanos de alto desempenho alcançados apesar de restrições financeiras ou ambientes econômicos difíceis.

“O C40 e o Prêmio são dedicados à ideia de que as cidades estão conduzindo o caminho em abordar os riscos colocados pelas mudanças climáticas. O sucesso do nosso evento inaugural em setembro de 2013 não facilitou apenas a continuidade dos nossos esforços, como os expandiu com a criação de um processo aberto de inscrições. E, por meio da premiação, estamos criando uma plataforma útil de catalogação e compartilhamento das soluções mais inovadoras e desconhecidas geridas pelas cidades, a fim de que sejam reconhecidas e seguidas por outros”, afirma Michael R. Bloomberg, presidente do Conselho Administrativo do C40.

Mais de 140 das maiores cidades do mundo – tanto integrantes do C40 como do “Green City Index” da Siemens e da Economist Intelligence Unit – podem se inscrever. Projetos e iniciativas também podem ser indicados por organizações líderes nos setores de desenvolvimento climático e urbano. O prazo para a submissão dos formulários de inscrição é 31 de março de 2014 e os projetos apresentados pelas cidades devem estar operando ativamente dentro dos últimos dois anos.

Os concorrentes serão avaliados por um júri independente, composto por sete membros (ex-prefeitos, arquitetos, representantes do Banco Mundial, do C40 e da Siemens) que nomearão 30 finalistas e selecionarão dez vencedores. Os prêmios serão entregues em setembro de deste ano.

Edição de 2013

O Prêmio que aconteceu no ano passado honrou dez cidades ao redor do mundo por suas excelências em sustentabilidade urbana e liderança na luta contra as mudanças climáticas. O Rio de Janeiro foi a cidade brasileira vencedora na categoria Comunidades Sustentáveis, em função do Programa Morar Carioca: estratégia de revitalização urbana, com o objetivo de formalizar todas as favelas fluminenses até 2020.

Para mais informações, acesse: www.cityclimateleadershipawards.com.

SXC
SXC