Políticas alemãs para proteção da água

Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Internacional da Água, iniciativa nascida de uma resolução da ONU de 1992, visando aumentar a consciência dos consumidores em relação ao valor da água em nossas vidas. Vários países estão desenvolvendo atividades de conscientização. A Alemanha, um dos três maiores doadores de recursos voltados para esse setor, revelou suas preocupações, dentro e fora do país, com uma política de saneamento mais responsável.


Cada cidadão alemão gasta por dia uma média de 130 litros de água. Segundo o governo, são necessários uma distribuição de água mais justa e um aumento da proteção ao meio ambiente. Nos últimos anos, incentivos econômicos foram oferecidos a empresas que reduzissem seu volume de esgoto. Além disso, uma série de leis e regras foram aprovadas para proteger a água de produtos químicos prejudiciais à sua qualidade. Por fim, o governo conseguiu por meio de multas, diminuir o nível de poluição das águas e consequentemente reduzir os danos ao meio ambiente.


A Alemanha também está engajada, junto com 28 países localizados em diferentes regiões da África, em uma campanha para melhora do saneamento básico. Com aportes de €350 milhões estão sendo implementados vários programas. A meta para 2015 é alcançar 30 milhões de pessoas no continente.

SXC
SXC