Plano de Expansão da CPTM em pauta na Ecogerma

“Sistemas Inovadores e Sustentáveis para Transporte” foi o tema de um dos paineis do primeiro dia da Ecogerma – evento que nesse ano discute  logística verde, eficiência energética e sustentabilidade em grandes eventos.


Alberto Epifani, Diretor de Planejamento da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos  (CPTM), falou sobre o “Plano de Expansão da CPTM”. Com o objetivo de devolver à região metropolitana da cidade de São Paulo a sua mobilidade, o Governo do Estado está investindo R$ 21 bilhões, o maior valor destinado ao setor, até o momento.


Quando o plano estiver consolidado, o número de pessoas que utilizará o metrô e os trens da CPTM na região metropolitana de São Paulo aumentará em 55% e o tempo de viagem diminuirá em 25%.


“Nós queremos um transporte coletivo de qualidade que permita ao usuário individual de veículo deixar o seu carro em casa, e utilizar o transporte coletivo por ser de boa qualidade, mais barato e mais rápido”, afirma Epifani.


Expansão


A CPTM tem hoje dois objetivos principais: ampliar a rede do transporte metropolitano e requalificá-la, recuperando composições antigas que estão fora dos padrões necessários para sua utilização. O plano prevê a expansão dos atuais 61,3 km da rede de metrô para 240 km. Desse total, 80 km serão fruto de ampliações nas linhas existentes e 160km são linhas de trem da CPTM com qualidade para transporte de metrô. Estas deverão passar por um processo de requalificação e de implantação de um novo sistema de sinalização e controle.


Em maio deste ano foram inauguradas as estações Paulista e Faria Lima da Linha 4-Amarela do metrô. Em 2012, quando totalmente finalizada, ela terá 12,8 km de extensão. Seu trajeto interligará a Vila Sônia, na zona oeste da cidade, à Estação da Luz.


Selo Leed de Sustentabilidade


O projeto de expansão da CPTM pretende também obter, para todas as suas obras, o selo Leed de Sustentabilidade (Liderança em Energia e Design para o Meio-ambiente) concedido pela entidade norte-americana Green Building Council (Conselho de Construção Verde).


“Só vamos construir estações com certificação ambiental”, garante o Diretor de Planejamento da CPTM.

Divulgação / CPTM
Divulgação / CPTM