País cresce em ranking de investimentos em energia limpa

Pela primeira vez, o Brasil figura entre os 15 países mais atrativos para investimentos relacionados a energias renováveis no ranking trimestral “Renewable Energy Country Attractiveness Indices”, da Ernst & Young. O Brasil subiu quatro posições e agora figura no 12º lugar. O crescimento expressivo no mercado de energia eólica é o responsável pela escalada brasileira no ranking.


O estudo constatou que os países tendem a ampliar o escopo de portfólios de energias renováveis em meio aos desafios do mercado global. O surgimento de diferentes tecnologias no mercado – como geração eólica no mar e energia solar concentrada (CSP, na sigla em inglês)¬ – também oferece novas oportunidades para o setor.


A China mantém sua liderança no ranking desde o mês de agosto de 2010 e obteve sua máxima pontuação nesta edição do relatório. O recorde se deve aos projetos de geração de energia eólica em águas marítimas rasas e, principalmente, à divulgação do “mais verde” plano quinquenal da história do país. Este planejamento inclui a meta de geração de 11,3% de energia primária por combustíveis não fósseis até 2015.


Os EUA permanecem na segunda colocação e a Índia ultrapassou a Alemanha, se posicionando no terceiro lugar. Segundo o estudo, isso sinaliza que os empreendedores responsáveis pelo desenvolvimento das novas tecnologias têm favorecido países com crescimento econômico mais expressivo.

SXC
SXC