ONU lança Ano Internacional da Biodiversidade

Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) pretende chamar a atenção do mundo para o tema biodiversidade em 2010. O Ano Internacional da Biodiversidade propõe uma aliança global em defesa das espécies vivas do planeta. Segundo a ONU, a cada ano 13 milhões de hectares de florestas são destruídos – o equivalente ao tamanho da Grécia.  Quase 80% dos corais caribenhos também foram eliminados e 35% dos mangues desapareceram nos últimos 20 anos.


Brasil


A situação brasileira, em relação à conservação de biodiversidade, é considerada uma das mais graves. A Amazônia já perdeu 18% de sua cobertura florestal e a Mata Atlântica está reduzida a menos de 10% de sua extensão original.


Alemanha


A flora e fauna alemãs também estão em perigo: 35% dos animais nativos e 26% das espécies de plantas estão ameaçados. O ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Norbert Röttgen, que também preside Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) da ONU, irá coordenar as ações do programa.


Na Alemanha, Röttgen anunciou a instalação de um programa federal de diversidade. “Uma estratégia para a conservação da natureza é muito importante e agora estamos adotando medidas concretas para implementá-la”, comenta. O ministro e a chanceler Angela Merkel participaram da abertura oficial da campanha em Berlim, em janeiro, juntamente com o diretor-executivo do Programa para Meio Ambiente das Nações Unidas, Achim Steiner.

Thomas Köhler / photothek.net
Thomas Köhler / photothek.net