Mercedes dá oportunidade a jovens carentes


A Mercedes-Benz do Brasil participa do projeto social “Aprendiz de Jardinagem”, em parceria com a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Os adolescentes participam de atividades práticas dentro da fábrica, após as aulas teóricas realizadas na Casa Pequeno Jardineiro.


O objetivo do projeto é atender jovens da região, com idade entre 18 e 24 anos, ensinando o ofício da jardinagem, além de transmitir aos adolescentes informações sobre cidadania, saúde, disciplina, organização e vivência no ambiente profissional. São realizadas também palestras sobre segurança, qualidade de vida e doenças sexuais transmissíveis. Iniciado em 2001, esse projeto contou com a participação de quase 300 adolescentes até 2014. 


“Um dos destaques desse projeto é a inclusão de adolescentes em situação socioeconômica desfavorável, além de ajudar o aprendiz na profissionalização”, afirma Fernando Leite, gerente Sênior Engenharia Industrial da Mercedes-Benz do Brasil. 


Entre os benefícios, é oferecido ao aprendiz salário, vale transporte, uniforme, plano odontológico e seguro de vida. Na Casa Pequeno Jardineiro, o aluno tem de cumprir 80 horas de aulas teóricas. Após a conclusão, ele realiza atividades práticas de quase 12 meses na fábrica da Mercedes-Benz.


O interessado em participar do programa deve, primeiramente, contatar a Casa Pequeno Jardineiro, além de apresentar a dispensa do serviço militar e, no decorrer do curso, demonstrar comprometimento com as atividades e manter a pontualidade, como também atender as normas internas da Empresa.


Dentro da fábrica, o aprendiz realiza diversas atividades de jardinagem, como cuidar dos jardins, do horto e das plantas dentro dos prédios, sempre com orientação de um coordenador. O jovem adquire também técnicas de como varrer, rastelar, capinar, regar, adubar, preparar canteiros e realizar compostagem. Ele participa, ainda, do plantio e da produção de mudas, como também do replantio e da realização de podas.

Divulgação Mercedes-Benz
Divulgação Mercedes-Benz