Mercedes-Benz lança ônibus híbrido em Recife

A Mercedes-Benz e a Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, apresentaram nesta semana o ônibus HíbridoBR, que será usado para transportar os passageiros durante a Copa das Confederações em Recife. O veículo é o primeiro do tipo com tecnologia 100% nacional a circular no País.

Segundo a Mercedes-Benz, a designação de “híbrido” acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso deste ônibus, um grupo motor gerador e um banco de baterias.

No HíbridoBR apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido série”. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG e utiliza energia vinda de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz – EURO V – movido a diesel comum, Biodiesel ou mesmo diesel de cana-de-açúcar, e um gerador também fabricado pela WEG. Quando necessário, o banco de baterias tracionárias complementa a energia disponível para o motor elétrico.

De acordo com informações da Mercedes, a tecnologia desenvolvida pela Eletra permite que, toda vez que o freio é acionado, o motor vire um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem seja reaproveitada e armazenada no banco de baterias (dentro do conceito de “frenagem regenerativa”). As baterias são feitas de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas em um dos centros mais modernos de reciclagem da América Latina, de propriedade e com tecnologia desenvolvida pela MOURA.

Além disso, o motor diesel aplicado no ônibus elétrico é menor que o aplicado a um ônibus diesel similar e opera em rotação constante, o que reduz a emissão de poluentes. Como resultado de todas as tecnologias, as emissões locais do veículo, como o material particulado, são reduzidas em até 95%, e o consumo de diesel, em operação comercial, está em torno de 20%.

“O HíbridoBR é resultado de um conceito inédito de parceria com tecnologia totalmente brasileira. Com base na experiência, conhecimento e especialização de ambas as empresas, estamos buscando oferecer ao mercado um produto desenvolvido em nosso País, totalmente adequado para o uso nas cidades brasileiras, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros”, afirma Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

O veículo estará à disposição da prefeitura de Recife para transportar os passageiros até o dia 23 de junho.

Divulgação Mercedes Benz
Divulgação Mercedes Benz