Mercedes-Benz potencializa ações socioambientais

mercedes_ayyo_ambiente_2_rgbA Mercedes-Benz do Brasil realizou diversas ações socioambientais junto aos colaboradores de todas as suas unidades na semana passada, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), reforçando a importância do tema para a Companhia.

Em uma dessas ações, funcionários da área Gestão Ambiental visitaram a Instituição Assistencial Meimei (IAM), que há mais de 30 anos oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica residentes em comunidades carentes dos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema, regiões próximas à sede na Empresa, no ABC paulista.

Além de doar resíduos recicláveis (metais, papel branco, embalagens) para instituição, que usa os recursos como fonte de renda, a Mercedes-Benz promoveu, durante a semana, atividades recreativas com crianças de 7 a 8 anos da IAM, ensinando os menores a importância da reciclagem. A equipe também auxiliou a instituição dando dicas ao atendimento à conformidade legal ambiental e no processo de certificação da ISO 14001. A cada dois meses, a equipe continuará a realizar esse trabalho.

Simultaneamente, na fábrica de São Bernardo do Campo, onde são produzidos caminhões, chassis de ônibus e agregados (eixos, câmbios e motores), foi realizada uma feira de produtos orgânicos, na qual os profissionais puderam adquirir diversos alimentos sem agrotóxicos e se informar sobre pontos de vendas desses produtos.

Na fábrica do ABC e também na nova planta de automóveis de Iracemápolis e na unidade de Campinas, que concentra as operações de peças e serviços ao cliente, ambas no interior de São Paulo, foi realizado ainda o Encontro Food Truck Sprinter em que os funcionários puderam experimentar, em um ambiente ao ar livre e descontraído, diferentes cardápios. Muitos desses Food Trucks realizam trabalhos sustentáveis e vendem opções de comida orgânica.

Na recém-inaugurada fábrica de Iracemápolis, também foram distribuídos folhetos sobre conscientização ambiental e expostos coletores de recicláveis com explicações sobre como descartar corretamente cada tipo de resíduo. Na fábrica de caminhões de Juiz de Fora, Minas Gerais, diversas palestras de conscientização sobre o tema aconteceram durante a semana.

Além de todas essas iniciativas, a Empresa divulgou o resultado das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), causadores do aquecimento global, referente a 2015. Neste ano, além das quatro plantas, também foram analisadas as emissões dos escritórios regionais de Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

“A Mercedes-Benz do Brasil realiza durante todo o ano diversas ações socioambientais que envolvem os mais de 11 mil colaboradores de todas as suas unidades no País. Mas, além disso, a Empresa faz questão que esta semana, já tradicional em nosso calendário, aconteça para reforçar a conscientização de todos os nossos profissionais”, declara Carlos Santiago, diretor de Produção de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Foto: Divulgação Mercedes-Benz do Brasil