Meio ambiente preocupa 94% dos brasileiros


 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a população brasileira está cada vez mais preocupada com problemas ambientais, como o desmatamento e as mudanças climáticas.

Das 2.002 pessoas entrevistadas pelo Ibope em dezembro do ano passado, 94% declararam estar preocupadas com o meio ambiente. Em 2010,  este índice era de 80%.

Ainda, 44% dos entrevistados consideram que a proteção ao ecossistema deve ser prioritária em relação ao crescimento econômico, contra 30% em 2010. Apenas 8% acreditam que o crescimento econômico é mais importante, enquanto 40% acham que é possível conciliar as duas agendas.

Os principais problemas ecológicos na opinião dos brasileiros entrevistados são o desmatamento, citado por 53%, e a poluição das águas, que obteve 44% das respostas.

Em seguida vem o aquecimento global, com 30%, que também foi classificado por 66% das pessoas como um problema imediato, que deve ser combatido urgentemente.

Em relação ao ano de 2009, houve um aumento de 18% daqueles que consideram o aquecimento global um problema muito grave, e, atualmente, 79% pensam que o ser humano é seu principal causador.  As pessoas que enxergam a indústria como maior responsável pelo aquecimento global representam 38%, comparado com um índice de 25% registrado em 2010. As empresas ligadas à agropecuária, setor mais associado ao desmatamento, foram citadas por apenas 3% dos que responderam a esta questão.

Por fim, 42% analisam que as iniciativas do setor empresarial para garantir a preservação ambiental mantiveram-se inalteradas nos últimos anos, bem como as medidas tomadas pelos governos (44%). Em contrapartida, 33% acreditam que ocorreu um aumento das iniciativas ambientais promovidas por esses setores.

Sustentabilidade e consumo

Quando questionados sobre produtos ambientalmente corretos, 52% dos entrevistados dizem estar dispostos a pagar mais por este tipo de serviço. Enquanto isso, 24% alegam não estar dispostos e, para 16%, a decisão depende do quanto mais caro o produto custará.

Ao todo, 18% afirmam que modificaram seus hábitos de consumo em defesa da sustentabilidade, preferindo produtos ecologicamente corretos e orgânicos.

Em relação à coleta seletiva, mais da metade das pessoas entrevistadas (59%) diz separar o lixo para reciclagem, prática considerada muito importante para o meio ambiente por 67%.

No entanto, 48% afirmam que não têm acesso direto à coleta seletiva de lixo, dado que reflete a falta de infraestrutura e investimentos das cidades para suportar este tipo de serviço. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, este índice chega a 68%.

Este é o terceiro levantamento sobre meio ambiente encomendado pela CNI ao Ibope, dentro da série Retratos da Sociedade Brasileira. Foram entrevistadas 2.002 pessoas acima de 16 anos, em todas as regiões do Brasil, entre 2 e 5 de dezembro do ano passado.

Também por conta da Rio+20, a CNI pretende lançar uma série de documentos temáticos explicando o que cada setor industrial (automotivo, alimentação, mineração, energia, entre outros), está fazendo pelo desenvolvimento sustentável.

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons