Mecklemburgo será autossuficiente em bioenergia

A região lacustre de Mecklemburgo, no norte da Alemanha, se tornará, dentro de três anos, uma das maiores produtoras de bioenergia do país. O passo inicial para que isso se concretize foi dado nesta terça-feira (6), com o lançamento da pedra fundamental de uma planta de biogás que produzirá eletricidade e calor a partir de materiais orgânicos, como restos de madeira e outros resíduos.


Além de se tornar autossuficiente em energias térmica e elétrica provindas de fontes renováveis, a região poderá se transformar, a longo prazo, em fornecedora. “Nas próximas décadas, precisamos não somente reduzir a nossa demanda energética, mas também nos tornar independentes de recursos que são limitados”, disse a Ministra Estadual da Economia, Ilse Aigner, durante o lançamento. Segundo ela, atualmente, dois terços das energias renováveis consumidas têm origem na biomassa. “O potencial da Alemanha ainda é muito grande. A área das plantações destinadas à produção de bioenergia pode ser ampliada dos atuais 1,7 milhões de hectares para 4 milhões de hectares”, complementa.


Outros projetos em bioenergia estão planejados para região e devem ser realizados ainda neste ano. Entre eles, está a construção de uma rede municipal de aquecimento domiciliar, que irá distribuir para as residências o calor residual da usina de biogás.

Joerg Habermeier/Dreamstime
Joerg Habermeier/Dreamstime