MAN reduz consumo de diesel de coleta de lixo

A MAN Latin America divulgou que testes realizados na Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro com o caminhão Volkswagen híbrido hidráulico na coleta de lixo da capital fluminense geraram redução de até 25% no consumo de combustível. Seria o equivalente ao veículo rodar, no período de um mês, sete dias sem gastar uma gota de diesel ou emitir gases nocivos.

De acordo com a companhia, na aplicação de coleta de lixo, isso permitiu uma economia de cerca de 745 litros de diesel por mês, em dois turnos de operação. Em termos financeiros, a Comlurb deixou de gastar aproximadamente R$ 1,5 mil em um mês, apenas com o abastecimento de combustível desse único veículo. Ambientalmente, a vantagem também é significativa. A tecnologia híbrida hidráulica aplicada no caminhão Volkswagen evitou a emissão de quase 2 toneladas de CO2 durante cada mês do teste. Em um ano, chegaria a 23,5t.

“Com esse trabalho conjunto entre a MAN Latin America e a Comlurb, a cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras do mundo a dispor de tal tecnologia para sua limpeza pública. A tecnologia híbrida hidráulica tem se mostrado como uma oportunidade interessante para a realidade de países emergentes, como o Brasil. Vamos somar esforços para fazer frente ao programa criado pela prefeitura do Rio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na cidade”, destaca Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

Segundo a montadora, o sistema adotado no protótipo VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade do ar, como material particulado e óxido de nitrogênio, entre outros.
 

Eduardo Sengés
Eduardo Sengés