MAN Latin America reduz consumo de energia


A MAN Latin America, responsável pelos veículos comerciais MAN e Volkswagen, registrou uma redução de mais de 10% no consumo de energia elétrica, ao longo dos últimos seis meses, em sua fábrica localizada em Resende (RJ). O resultado faz parte de uma campanha interna com o objetivo de evitar o uso desnecessário de energia e também gerar economia dos recursos naturais e nos custos da empresa. O projeto ajudará a companhia a chegar à meta de reduzir em 25% suas emissões de CO2 até 2020.


Com a criação da Comissão Interna de Conservação de Energia no segundo semestre de 2014, representantes do grupo em toda a fábrica avaliam desperdícios com iluminação, vazamentos de ar comprimido e utilização de equipamentos, entre outros itens. Ações simples para a redução do consumo já dão resultados significativos.


Apenas com o desligamento de bombas de tanques de pré-tratamento relativo à pintura nos fins de semana e a instalação de interruptores nos escritórios e linhas de produção se economiza, por mês, 14% no consumo de energia no prédio da pintura e mais 11% nas atividades de armação da cabine.


Outras iniciativas já estão planejadas na fábrica, com potencial para alcançar redução de mais 7%. Uma série de avaliações rigorosas é realizada para garantir a melhor solução, sem impacto nas operações e na qualidade dos produtos.


“Já conseguimos perceber, inclusive, grandes mudanças de comportamento das pessoas. Por toda a fábrica, temos colaboradores dedicados a colaborar com novas ideias, encontrar e avaliar possíveis desperdícios. Sempre há espaço para ser mais eficiente e estamos buscando isso com afinco, especialmente nesse momento em que a sociedade necessita tanto de economia”, afirma Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da MAN Latin America.


Empresa também promove uso consciente da água


Na fábrica da MAN Latin America, o consumo de água para suas operações também é monitorado de perto para garantir que não haja desperdícios, seja com a reutilização dos efluentes líquidos ou com tratamentos realizados internamente por sua Estação de Tratamento de Efluentes para que a água chegue limpa ao Rio Paraíba do Sul, que abastece a região onde a fábrica está localizada. Este processo possibilita ainda gerar volume adicional aos cursos do rio, pois todo volume utilizado na planta advém de poços artesianos, devidamente licenciados pelos órgãos competentes.

Divulgação MAN Latin America
Divulgação MAN Latin America