Lufthansa testa biocombustível em voo regular

A partir de abril de 2011, a alemã Lufthansa utilizará biocombustível em uma das turbinas do Airbus A321, que opera a rota Hamburgo-Frankfurt-Hamburgo da companhia. A mistura, que contém 50% de querosene biossintético, será testada na aeronave por um período de seis meses.


Os testes visam analisar os efeitos dessa mistura na manutenção e durabilidade das turbinas. Porém, antes de iniciá-los, a companhia precisa obter uma autorização especial, que deverá sair em março do próximo ano.


Durante os seis meses do experimento serão economizados 1,5 mil toneladas de CO2. Segundo Wolfgang Mayhuber, presidente da companhia em Berlim, “a Lufthansa será a primeira empresa aérea do mundo a utilizar biocombustível no transporte aéreo em um teste a longo prazo”.


As experiências com biocombustíveis apresentadas pela Lufthansa levam o nome de bumFAIR e fazem parte do projeto FAIR( Future Aircraft Research), que, por sua vez, é subvencionado pelo LUFO – programa de pesquisas espaciais do Governo Federal Alemão. Do total de € 6,6 milhões em aportes destinados ao projeto pela companhia, € 2,5 milhões serão financiados pelo Governo.


Além dessa iniciativa, a empresa ainda procura outras formas de reduzir as emissões de dióxido de carbono durante o tráfego aéreo como, por exemplo, renovando constantemente a frota e adotando medidas operacionais e novas tecnologias. Por meio dessas ações, foi possível aumentar a eficiência dos combustíveis em 30% desde 1991.


Outras Inovações


A Lufthansa também é pioneira no acesso a internet de banda larga nas rotas de longa distância. O programa FlyNet é oferecido por meio de parcerias da companhia aérea alemã com a Panasonic Avionics Corporation e a Deutsche Telekom. A internet poderá ser acessada por laptop ou smartphones dentro das aeronaves e também em alguns pontos dos aeroportos, com um custo fixo por hora.


Inicialmente, o serviço será disponibilizado somente sobre Atlântico Norte, mas a companhia pretende ampliá-lo para quase toda malha aérea intercontinental até o final do próximo ano. A navegação será gratuita até o final de janeiro de 2011.

Divulgação/Lufthansa
Divulgação/Lufthansa