Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha divulga resultados de 2015

Divulgação ISCBAO Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA), organização sem fins lucrativos parceira da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, divulgou recentemente seus resultados referentes ao ano de 2015. Seu objetivo é fomentar projetos culturais, sociais e esportivos por meio de Leis de Renúncia Fiscal (incentivos fiscais).

Com o objetivo de aproximar contatos em torno de temas trabalhados pelo ISCBA nos projetos, foram organizados em junho o II Seminário de Mercado e Inclusão, sob o tema “Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. Já em outubro do mesmo ano, o I Seminário de Leis de Dedução Fiscal em Tempos de Crise falou sobre as utilizações dos incentivos fiscais em tempos desafiadores para a economia.

Dentre as ações realizadas pelo Instituto, destaca-se o Atletas do Futuro, em parceria com o Esporte Clube Pinheiros (antigo Sport Clube Germânia), que visa unir esforços de empresas e instituições no desenvolvimento do paraesporte brasileiro. Lançado no primeiro semestre de 2014, a ação também incentiva a formação esportiva e contribui para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência.

Atualmente, o projeto apoia 17 atletas de alto desempenho e em desenvolvimento em quatro modalidades: atletismo, natação, esgrima e remo. Além do treinamento esportivo com foco nas Paralimpíadas Rio 2016, também é oferecido assistência hospitalar, assistência de próteses e órteses, cursos de inglês e apoio para o desenvolvimento profissional. Entre os paratletas, destacam-se os medalhistas paralímpicos André Brasil (natação) e Alan Fonteles (atletismo).

Comparado ao ano anterior, o Atletas do Futuro registrou um aumento de 23% em captações de recursos voltados à iniciativa e integrou ao seu time de patrocinadores mais duas novas empresas: Lanxess e Evonik Degussa.

Além dessas iniciativas, também atendeu 27 empresas brasileiras e alemãs no suporte à busca e seleção dos seguintes projetos e produtores a seguir, nas áreas de cultura, esporte, social e saúde: Corridas de rua (EsferaBR/NorteMkt); Pesquisa de Perfis Macrobianos (Hospital A C Camargo); Cine na Praça e Cine em Alto Mar (Grupo Kling); Temporada de Concertos 2016 (Mozarteum Brasileiro); Arte sem Limites, Pintou a Síndrome do Respeito, Taekwondo sem Barreiras e Karatê Do Passos para a Inclusão (Instituto Olga Kos); Teatro Muro de Arrimo (Roka Produções).

“O ano de 2015 foi desafiador para o ISCBA. Com a situação econômica do Brasil e a incerteza por parte das empresas quanto aos seus resultados, parte dos aportes em projetos incentivados via leis de dedução fiscal ficaram prejudicados. Ainda assim, superamos nossas expectativas e conseguimos fomentar diversos projetos, incluindo a nossa iniciativa Atletas do Futuro. Espero que em 2016, o Instituto possa aproveitar boas oportunidades em benefício daqueles que dependem desses projetos sociais, culturais e esportivos”, afirma Dr. Klaus-Wilhelm Lege, presidente do ISCBA.

Comparado ao ano de 2014, o total de recursos captados para os projetos foi 45% maior. Em 2015, as empresas que se engajaram em projetos oferecidos pelo ISCBA foram: Allianz Brasil, Demarest Advogados, Evonik Degussa, Hamburg Süd, Hochtief, Huesker, Lanxess, thyssenkrupp e Volkswagen do Brasil.

Para 2016, a organização pretende atingir um crescimento de 25% em captações de recursos.

Foto: Divulgação Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha