Instituto Fraunhofer e IPEN apresentam tecnologias para tratamento da água

 _2016_Fraunhofer-_rgbO Instituto Fraunhofer FEP e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) apresentam em São Paulo nos dias 06 e 07 de novembro o workshop “AcEL – ACCELERATED ELECTRONS FOR LIFE”. O evento focará nas expertises dos dois institutos no que diz respeito ao tratamento eficaz de águas residuais.

Ambas as organizações querem cooperar juntas com suas competências. De um lado, no Instituto Fraunhofer para Eletrônica Orgânica, Feixe de Elétrons e Tecnologia de Plasma – FEP (um dos principais parceiros para pesquisa e desenvolvimento em aplicações com feixes de elétrons) são desenvolvidos métodos e sistemas para o uso em dispositivos médicos, produtos farmacêuticos e proteção do meio ambiente e recursos naturais. Do outro, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN em São Paulo é a principal instituição brasileira de tecnologia ambiental e energia renovável do Brasil.

As águas residuais passam por um complicado processo de tratamento, com o objetivo de resultar em água potável. No entanto, uma publicação recente da Associação de Serviços públicos locais (VKU), da Alemanha, apontou que após o tratamento mecânico, biológico e químico, e mesmo depois de uma quarta etapa de purificação nas modernas estações de tratamento de esgoto, alguns microelementos ainda permanecem presentes nas águas. Isso ocorre, pois eles só podem ser reduzidos, mas nunca completamente removidos.

Após essa divulgação, a VKU entregou um documento de orientação ao Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, no qual eles pedem o uso responsável de microelementos. Para proteger os recursos de água potável o melhor possível, o ideal é que os microelementos sejam evitados em um estágio inicial ou, pelo menos, reduzidos.

No mundo inteiro, cientistas pesquisam métodos para o tratamento de esgoto. O Fraunhofer FEP e o IPEN também assumiram essa tarefa e estão utilizando elétrons acelerados para purificar a água.

“Os aceleradores de elétrons de baixa energia são uma ferramenta multifuncional que usamos com sucesso para a esterilização ou eliminação de hormônios e produtos farmacêuticos em águas residuais”, explica Frank-Holm-Rögner, chefe do departamento de processos com feixe de elétrons, o enfoque do Fraunhofer FEP. “Esses métodos de tratamento não são apenas economicamente superiores em relação aos outros, mas também em relação à sua respectiva utilização de energia e recursos”.

Os cientistas do Instituto FEP já são experientes no tratamento efetivo de pequenas quantidades de líquidos em escala laboratorial. Agora, eles querem otimizar o método para maiores quantidades de águas residuais. Primeiro, eles se concentrarão em soluções compactas para o tratamento de pequenas quantidades de líquidos próximos ao poluidor. O tratamento de contaminações altamente concentradas é significativamente mais eficaz do que o tratamento em enormes quantidades de água com baixo nível de contaminação. A criação de um acelerador de elétrons novo e compacto com energia de até 600 keV é parte da abordagem de desenvolvimento no tratamento em grande escala.

O IPEN, parceiro brasileiro do Instituto Fraunhofer, já alcançou resultados positivos no tratamento, com o acelerador de elétrons de 1.5 MeV – 25 mA de feixe. Para o Dr. Wilson Aparecido Parejo Calvo, superintendente do IPEN, não há dúvidas: “Nossos campos de especialização se complementam de forma ideal. Podemos combiná-los para a proteção do meio ambiente e, assim, contribuir para a proteção de um recurso vital, a água”.

Os parceiros da indústria e da pesquisa podem se beneficiar deste evento para discutir a aplicação eficiente dessas tecnologias. Os Responsáveis políticos e econômicos também podem ter uma importante plataforma de informação. O objetivo do workshop é apresentar o potencial de uso inovador dos elétrons acelerados para a proteção do meio ambiente.

O evento é apoiado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo, bem como pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Serviço:
Workshop “AcEL – ACCELERATED ELECTRONS FOR LIFE”
Local:
PEN – Nuclear and Energy Research Institute, São Paulo
Universidade de São Paulo – Av. Prof. Lineu Prestes, 2242 – Vila Universitaria, São Paulo – SP, 03178-200
Data: 06 e 07 de novembro

Para inscrições e mais informações sobre o evento, clique aqui!

Foto: © 2016 Fraunhofer-Gesellschaft Fraunhofer FEP