Hospital Alemão recebe o Leed Gold

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebeu recentemente o LEED GOLD, a mais importante certificação concebida a construções sustentáveis por meio de um sistema internacional de acreditação e orientação ambiental para edificações, utilizada em cerca de 143 países. Com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações e foco na sustentabilidade e meio-ambiente, a certificação é referente à Torre E da instituição, inaugurada em 2013, com ocupação plena em 2014, cuja estrutura foi projetada conforme os rigorosos critérios ambientais estabelecidos pela própria LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

A Torre E conta com sistema solar de aquecimento de água, banheiros e jardins com utilização de água de reuso coletada das chuvas e de minas no subsolo, arquitetura projetada para maior captação de luz solar, sistema de climatização de alta eficiência, bicicletários, vagas especiais para veículos de baixa emissão e baixo consumo.            

Considerada um dos principais critérios para a acreditação do LEED GOLD, o uso adequado da água é uma preocupação constante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Desde o início das obras da Torre E, já foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão em projetos voltados, especialmente, para o aprimoramento da gestão hídrica, como a implementação de um sistema de reaproveitamento para reuso da água descartada, no qual estimamos uma redução de cerca de 2.000m³ utilizados por mês, equivalente ao abastecimento de 200 residências. Além disso, foram instalados redutores em todos os pontos de vazão do nosso complexo hospitalar, que colaboraram para a redução de um consumo de até 1.500 m³/mês, correspondente a 15% do que utilizamos normalmente.

Ainda na área de responsabilidade ambiental, em 2014 o Hospital deu seguimento às ações de melhor aproveitamento do uso de água por meio de ações como utilização da água de reuso da Torre E para o restante do complexo, especificamente para a rega dos grandes jardins que possui, como, por exemplo, o Bosque Bem Estar; e intensificação da limpeza de calçadas com vassouras em substituição ao uso de máquinas de lavar de alta pressão.

Feche a torneira, abra uma ideia!
Com o intuito de estimular a discussão sobre o uso consciente da água, motivando as pessoas a viverem de forma mais sustentável, a instituição também lançou a campanha “Feche a torneira, abra uma ideia”.  A campanha, que premiará as melhores iniciativas de uso consciente deste recurso, é voltada para colaboradores, pacientes, fornecedores e a comunidade em torno do complexo hospitalar.  Para participar, basta enviar o projeto, com uma breve descrição do processo de implantação, foto e os indicadores de redução obtidos para o e-mail fecheatorneira@haoc.com.br. As iniciativas inscritas serão avaliadas por um grupo de especialistas, que analisarão aplicabilidade, investimentos, economia e impacto na comunidade.

Divulgação
Divulgação