Hamburg Süd publica seu novo relatório de sustentabilidade, alinhado ao Padrão G4

San Clemente vor Hong KongAtualmente, a Hamburg Süd é a primeira do setor de transporte de contêineres do mundo a publicar seu Relatório de Sustentabilidade de acordo com as Normas de Divulgação Padrão G4 da Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative [GRI] G4 Standard Disclosures) – Opção Resumida (Core). Com o título “Estabelecendo padrões e agindo de forma sustentável”, o relatório de 84 páginas define os principais temas nas áreas de responsabilidade ambiental, social e econômica para o período de relatórios de 2014 e 2015.

“Com o novo Relatório de Sustentabilidade, a Hamburg Süd está demonstrando mais uma vez que o comportamento sustentável é parte indispensável da sua filosofia corporativa. Em conformidade com as Normas de Divulgação Padrão G4 da Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative [GRI] G4 Standard Disclosures), estamos apresentando de forma voluntária e transparente o ponto em que nos encontramos em matéria de comportamento sustentável”, explicou o Dr. Ottmar Gast, presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd.

Em sintonia com as exigências da Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative – GRI), a escolha dos temas abordados é baseada em uma pesquisa feita entre as partes interessadas – internas e externas – da Hamburg Süd: por exemplo, clientes, funcionários, mídia e associações. Neste sentido, a Hamburg Süd diferencia-se claramente dos demais relatórios de sustentabilidade publicados dentro da indústria de transporte de cargas.

A “matriz de materialidade” derivada mostra, entre outras coisas, que as questões ambientais são classificadas como especialmente importantes. Nesta área, a Hamburg Süd estabelece um saldo bastante positivo: “Alcançamos progressos significativos no período de referência do relatório, especialmente no sentido de cumprir nossa meta ambiental auto-imposta de diminuição das emissões de CO2 em 45% até 2020”, relatou o Dr. Ottmar Gast. Até o presente momento, uma redução de quase 35% já foi alcançada em comparação com o ano-base de 2009. A Hamburg Süd também tem alcançado progressos nas áreas igualmente prioritárias de poluição da água e proteção de espécies ameaçadas, por exemplo, atrav&e acute;s da troca voluntária de água de lastro, no mar, em todas as suas negociações, e impondo uma proibição sobre o transporte de barbatanas de tubarão. Em março de 2016, a Hamburg Süd também se juntou à iniciativa “United for Wildlife” (em tradução livre para o português, União de Proteção à Vida Selvagem).

Além do saldo ambiental detalhado, o Relatório de Sustentabilidade também fornece informações sobre o status atual e os acontecimentos mais recentes nas áreas de responsabilidade social e econômica. Neste contexto, as partes interessadas entrevistadas identificaram alguns aspectos, tais como confiabilidade, proteção de dados e saúde e segurança ocupacional, como itens particularmente relevantes.

Para obter mais informações sobre sustentabilidade na Hamburg Süd, o PDF e um eBook do Relatório de Sustentabilidade da Hamburg Süd, pode ser conferido no  hamburgsud.com/sustainability

A Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative – GRI) foi fundada em 1997, dentre outras coisas, com o envolvimento da Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (United Nations Environment Programme – UNEP). A partir de 2018, todas as empresas cotadas na bolsa de valores, entre outras, serão obrigadas a publicar um relatório de sustentabilidade de acordo com as Normas de Divulgação Padrão G4 (G4 Standard Disclosures). A Hamburg Süd não será afetada por essa nova resolução, uma vez que já realiza tal divulgação de forma voluntária. Para obter mais informações sobre a Iniciativa Global de Relatórios (Global Reporting Initiative – GRI), visite: globalreporting.org

 

Foto: Divulgação Hamburg Süd