Grupo Lufthansa em prol da sustentabilidade

Com a intenção de fazer das viagens aéreas uma experiência ainda mais eficiente, sustentável e atrativa, o Grupo Lufthansa está aumentando seu foco em gestão de inovação em rede e pretende investir 500 milhões de euros em tecnologias até 2020. O 21º relatório de sustentabilidade da empresa, chamado “Balanço”, que foi apresentado há duas semanas, coloca um maior valor ao tópico “Innovation – the key to a successful future (“Inovação – a chave para um futuro bem-sucedido”).

Uma seção especial do relatório revela uma visão detalhada sobre a grande importância da gestão da inovação em uma grande companhia de aviação mundial. “Inovação e digitalização” é um dos sete campos centrais de atividade do programa de trabalho estratégico “7to1 – Our way forward”, que foi lançado pela empresa em 2014.

“Depois da segurança, a viabilidade futura é a nossa prioridade. Com este novo programa de trabalho, criamos a base para uma melhoria dos resultados sustentáveis e uma evolução bem-sucedida do Grupo Lufthansa. Com este programa, também definimos um caminho rumo a um modelo de transporte ainda mais compatível com o clima”, explica Carsten Spohr, Presidente do Conselho Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG, na introdução do documento.

Com seu recente relatório de sustentabilidade, o Grupo Lufthansa fornece transparência aos leitores com informações sobre sua ampla variedade de atividades, objetivos e avanços nas áreas de Negócios, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Produção e Cidadania Corporativa. A publicação, que cobre um total de 116 páginas, está disponível online no site www.lufthansagroup.com/en/themen/balance-2015.

Em 2014, a frota de aviões de passageiros da empresa consumiu uma média de apenas 3,84 litros de querosene por passageiro transportado de uma distância de 100 quilômetros. Esse é um novo recorde de eficiência e representa uma melhora de 1,6% comparada ao ano passado. Até esta data, os especialistas de eficiência de combustível da empresa desenvolveram mais de 1.300 ideias e projetos para economia de combustível.

No ano do relatório, o grupo implementou 145 projetos nesta área. Em conexão com a modernização mais abrangente da frota da história do Grupo Lufthansa, que irá receber 272 aeronaves modernas e eficientes de combustível entre 2015 e 2025, uma maior redução do consumo de querosene da empresa está, agora, próxima.

A companhia também estendeu, no mesmo ano, seu comprometimento no campo de proteção contra ruído. Desde novembro de 2014, a empresa tem sido a primeira a equipar suas aeronaves Airbus A319, A320 e A321 de curto e

médio curso com componentes de redução de ruído na parte inferior das asas. Agora, um total de mais de 200 jatos da Lufthansa pode voar de forma muito mais silenciosa, com um alívio em particular para pessoas que vivem próximas aos aeroportos.

Junto a isso, a empresa também expandiu seu envolvimento no projeto de pesquisa de clima LAGOS (In-service Aircraft for a Global Observing System) e equipou um segundo avião com um laboratório de pesquisas climáticas. Esta aeronave recolhe dados sobre elementos atmosféricos e partículas de nuvem em altitude de cruzeiro em todos os seus voos. Esses dados são, então, usados por diversas instalações de pesquisa no mundo inteiro.

No começo de 2015, o Grupo Lufthansa foi presenteado com o renomado prêmio “Eco-Airline of the Year”, da revista especializada americana Air Transport World, pelo seu papel pioneiro no campo de proteção ao clima, pela segunda vez em três anos.

No ano passado, a companhia introduziu ainda novos processos e ferramentas no campo de Recursos Humanos, incluindo um novo sistema de gestão. Além disso, assinou o “Diversity Charter”, uma iniciativa corporativa que visa promover a diversidade em companhias e instituições. Assinando este contrato, a empresa ressaltou novamente a diversidade na cultura corporativa da companhia de aviação que opera globalmente, empregando cerca de 119 mil membros na equipe que representam 143 nacionalidades.

O Grupo Lufthansa também está assumindo mais responsabilidade por assuntos sociais. No começo de 2015, a companhia introduziu a reorientação de sua atividade de cidadania corporativa sob o nome “Lufthansa Group Social Care”. A empresa visa colocar um foco ainda maior em projetos sociais e humanitários para aumentar significantemente a sua performance nesta área.

Divulgação Lufthansa
Divulgação Lufthansa