Grupo alemão lança selo de certificação no Brasil

A Associação Alemã de Construção Sustentável (DGNB), organização não governamental sem fins lucrativos, anunciou o lançamento de sua certificação para construções sustentáveis no Brasil.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de soluções para o planejamento, implantação e uso sustentável das construções, a associação atribui certificados nos níveis de qualidade de ouro, prata e bronze para edifícios que adotem práticas de sustentabilidade, como reaproveitamento de água e energia, reciclagem de lixo e utilização de materiais de construção ecologicamente corretos.

Segundo Jörg Spangenberg, representante da DGNB no Brasil, a cidade de São Paulo foi escolhida para iniciar o projeto piloto, pois além de possuir um mercado econômico propício, é a cidade do País que mais conta com este tipo de construção.

Em reunião com representantes de construtoras internacionais e de entidades certificadoras brasileiras, Spangenberg alegou que o processo de adaptação do sistema de selos ao Brasil será baseado no que foi feito China, por conta de condições climáticas e sociais semelhantes.

Ainda, a organização planeja realizar uma campanha de 2 anos de duração para levantar as propriedades do País e adaptar a certificação às normas brasileiras, além de começar uma divulgação massiva de certificações sustentáveis.

O próximo passo é ampliar a ferramenta, pois os selos emitidos atualmente consideram apenas as normas mínimas exigidas pela lei. Também está previsto para março de 2012 um simpósio para mais discussões sobre a certificação alemã do Brasil.

        

 

 

Creative Commons/ Ken Yeang
Creative Commons/ Ken Yeang