Gerdau conscientiza funcionários sobre impactos ambientais

CC Pixabay 3345408Aliando conscientização com diversão, a Gerdau desenvolveu um jogo em realidade virtual para seus colaboradores identificarem situações que podem causar impactos ambientais. 

A iniciativa insere os profissionais em um pavilhão industrial com máquinas, empilhadeiras e andaimes. Conforme caminha pelo ambiente, o usuário deve apontar ocorrências como vazamento de óleo, emissão de gases poluentes, desperdício de água ou de energia. Identificado o problema, o jogador deve classificar o seu potencial em alto, médio ou baixo. Quando chega à saída da área, o colaborador recebe um feedback a respeito de sua atuação, quantos riscos ambientais foram identificados e categorizados de maneira correta ou incorreta. 

A ferramenta, que ficará disponível para ser usada por todas as unidades da Gerdau no dia a dia, já foi utilizada por colaboradores da unidade de Pindamonhangaba e teve boa repercussão.

“Com a atividade nós tivemos a oportunidade de identificar de forma bem próxima do real situações que podem prejudicar o meio ambiente. Foi uma dinâmica divertida, que mostra que devemos estar cada vez mais atentos à esse tipo de ocorrência no nosso ambiente de trabalho”, comenta Rander Machado, Engenheiro de Manutenção da Gerdau em Pindamonhangaba.

 

Foto: CC/Pixabay/3345408