Fundação Volkswagen incentiva a leitura

CC_Flickr_shutterhacksFormar mediadores de leitura, sejam educadores, bibliotecários ou voluntários, para que despertem nos mais diversos públicos o hábito promissor de ler. Esse é o objetivo da Fundação Volkswagen com seu projeto educacional “Entre na Roda”, que está com as inscrições abertas para oficinas gratuitas e on-line de formação; serão 100 vagas para preenchimento automático e mais 30 na lista de espera.

Os interessados em participar devem acessar a Plataforma do Letramento, que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde as oficinas também serão ministradas, a partir de 3 de agosto, com duração de dois meses. A cada semana, um novo módulo é aberto com uma temática diferente sobre leitura. Entre os temas abordados estarão “O que é ser mediador de leitura?”, “Como organizar um acervo a favor dos leitores” e “Como atrair leitores com textos literários?”.

As oficinas oferecem atividades sobre metodologia de medição de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o gosto pela leitura entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos. Também são promovidos fóruns de discussões sobre o tema. As oficinas on-line oferecem certificado aos participantes que cumprirem os critérios definidos.

“A Fundação Volkswagen desenvolve um trabalho baseado na ética e responsabilidade social, com o objetivo de melhorar a educação pública e a qualidade de vida em comunidades brasileiras. O nosso projeto de incentivo à leitura ‘Entre na Roda’, por sua vez, é uma iniciativa de grande sucesso, pois envolve uma atividade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio da leitura que o ser humano adquire e amplia seus conhecimentos. Ler é um instrumento de prática social, uma ferramenta capaz de potencializar o exercício da cidadania”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.

“A Fundação Volkswagen oferece sete projetos de Educação – entre os quais o ‘Entre na Roda’ – e três de Desenvolvimento Social. As oficinas on-line permitem que a formação atravesse fronteiras, chegando a um número cada vez maior de participantes, Brasil afora. Dessa forma, a Fundação Volkswagen cumpre um de seus objetivos, que é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social”, disse a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Projeto já formou mais de 7.000 mediadores de leitura

Além da versão totalmente on-line, cujas oficinas são ministradas no site Plataforma do Letramento, o projeto “Entre na Roda” também conta com uma versão presencial. Desde 2003, a versão presencial já formou, até o fechamento de 2015, mais de 7.000 mediadores de leitura, beneficiando indiretamente mais de 900.000 pessoas, em 348 cidades, nos Estados de Alagoas, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: CC/Flickr/shutterhacks