Fundação Espaço Eco recebe certificação


Após avaliação da Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão DQS do Brasil, acreditada pelo Inmetro e pelo DAkkS, a Fundação Espaço ECO obtém a certificação ISO 14001 para seu Sistema de Gestão Ambiental.


A auditoria para a certificação avalia sistemas eficazes de gestão ambiental das organizações que, de maneira autônoma, permitem a melhoria contínua de seu ambiente operacional.


Com o certificado, a Fundação Espaço ECO  reafirma seu compromisso com a redução dos impactos ambientais e com a utilização de recursos de forma mais sustentáveis na elaboração de seus projetos, em seu escritório em São Bernardo do Campo (SP). Assim, passa a estabelecer  e cumprir um processo que segue objetivos e metas reconhecidos internacionalmente.


A validação trata de um grande diferencial diante de outras organizações do Terceiro Setor. A FEE é uma das únicas que se antecipou e conquistou a certificação no Brasil. Este foi um fator crucial para a tomada de decisão e planejamento iniciado há  dois anos. Houve o levantamento prévio de requisitos legais, realizado por uma consultoria externa, bem como o  envolvimento direto das áreas internas especializadas da instituidora da  Fundação Espaço ECO, a BASF, propiciando que todas as etapas do projeto fossem analisadas e programadas. “Tivemos um excelente resultado, pois já nesta primeira certificação não tivemos nenhuma não conformidade, raro para qualquer instituição e, principalmente, para uma organização do Terceiro Setor“, avalia Olivia Tanahara, gerente de desenvolvimento institucional da FEE.


Durante a auditoria, 35 colaboradores da FEE estiveram envolvidos. Erica Regina Lini, auditora líder da DQS, avalia que foi possível notar que a ecoeficiência está bem enraizada na organização. “Todos os colaboradores possuem a filosofia de redução de impacto ambiental e  ecoeficiência como premissa, e a utilizam em todos os processos, tornando-a muito bem incorporada. Isto resultou em uma  certificação muito transparente e efetiva“, afirma.


“Atuamos com a coleta de dados para a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), de nossos clientes, também baseado em uma norma ISO portanto, desempenhamos o papel semelhante aos de ‘certificadores’ e ‘auditores’. No caso da ISO 14001, a FEE  ocupou o lugar do cliente, sendo auditados pela DQS, comprovando que este processo de gestão começa ‘dentro de casa’“, conclui Tanahara.


Mais de 150.000 organizações em todo o mundo têm um sistema de gestão implementado e certificado de acordo com a ISO 14001, desde a sua publicação em 1996. Com a certificação, válida até o fim de 2017, a FEE pode melhorar a proteção do ambiente operacional; garantir a segurança jurídica por meio de observação sistemática da legislação ambiental e regulamentos pertinentes; reduzir os riscos ambientais; melhorar o seu desempenho ambiental; incluir a qualidade ambiental dos serviços; economizar custos como resultado de um pensamento e ação sistemático e pró-ativo; promover a motivação e comprometimento; promover a confiança de seus stakeholders; fortalecer sua imagem e reputação e comprovar a sustentabilidade aplicada. Além disso, a certificação da instituição visa incentivar a busca de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental pelos seus clientes.



 Sobre a Fundação Espaço ECO



Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – We create chemistry – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m², considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. 

Divulgação BASF
Divulgação BASF