Fundação Dorina Nowill e AHK-SP pela inclusão


Durante as últimas duas semanas (20.07 – 31.07), a Câmara Brasil-Alemanha (AHK-SP) tem contado com a parceria da Fundação Dorina Nowill para Cegos para a elaboração da versão inclusiva alemã em áudio de sua publicação sobre inclusão de pessoas com deficiência (PcDs). Com a ajuda de colaboradores alemães da AHK-SP os textos dos autores de ambos países foram gravados e editados, juntamente com suas respectivas áudiodescrições (descrição detalhada de todas as fotografias inseridas na versão impressa do guia).


A equipe da Fundação Dorina Nowill para Cegos deu total apoio aos voluntários da AHK-SP, promovendo um pequeno treinamento para auxiliar na forma correta de leitura, assim como disponibilizando dicas de dicção e respiração.


“Trabalhar com a Câmara Brasil-Alemanha foi uma atividade muito desafiadora, porém prazerosa. Nunca havíamos feito um serviço em outra língua, foi preciso muito apoio e parceria vindo dos nossos companheiros para poder obter um bom resultado. Com certeza, aprendemos muito e obtivemos um resultado que superou nossas expectativas. Todos nós da Fundação Dorina agradecemos a confiança e carinho. Esperamos trabalhar em novos projetos junto à Câmara em breve”, afirma Daniel Lima do departamento de Produtos Radiofônicos e que acompanhou o projeto desde o início.


Maximillian Nicolas Bauer, estagiário alemão do Departamento de Formação Profissional da Câmara Brasil-Alemanha e ledor dos textos dos autores, compartilhou: “Foram duas semanas muito legais. Aprendi bastante sobre o assunto e espero poder repetir a experiência em novos projetos”.


O lançamento oficial do guia ocorrerá na Alemanha na Embaixada Brasileira em Berlim, ainda sem data definida.


A publicação é uma iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha, da Cooperação Brasil-Alemanha, do SENAI e da TU Dortmund, apoiada pela Fundação Dorina Nowill e pela Intergraf.


Sobre a publicação “1º Guia Brasil-Alemanha de Inclusão – Viver Diversidade” (1. Deutsch-Brasilianisches Inklusionshandbuch – Vielfalt leben)


Desde o começo deste ano, a AHK-SP tem se dedicado a um projeto especial sobre o tema inclusão de pessoas com deficiência (PcDs). Com o objetivo de discutir o assunto mais abertamente nas sociedades alemã e brasileira e promover a troca de experiências e know-how, a instituição convidou autores de alto escalão de ambos países para abordarem e analisarem diversas áreas (como mobilidade, trabalho, esporte, formação profissional etc.) referente à inclusão. Estes artigos serão compilados na forma de duas publicações, uma em alemão e outra em português, ambas com a versão inclusiva em áudio.


Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos


Há 69 anos, a Fundação Dorina trabalha para iluminar a vida de pessoas com deficiência visual que buscam acesso à cultura, informação e educação por meio de serviços e materiais acessíveis em braile, áudio e digital Daisy. 

Divulgação Dorina Nowill/ Daniel Lima
Divulgação Dorina Nowill/ Daniel Lima