Fuhrländer e UFF firmam acordo para gerar energia limpa


A Fuhrländer, fabricante alemã de sistemas eólicos, e o Laboratório de Energia dos Ventos (LEV), da Universidade Federal Fluminense (UFF) firmaram um protocolo de intenções para a realização de atividades conjuntas.



O acordo prevê parcerias no desenvolvimento de pesquisas e projetos de intercâmbio que envolvam ciência, tecnologia, educação e cultura voltados para a criação de modelos de geração de energia eólica e solar.



 Na opinião de Geraldo Tavares, gerente do Laboratório de Energia dos Ventos, o Brasil precisa de mais profissionais na área de energia solar e eólica, pois tem condições ideais para explorar estes mecanismos, com ventos que chegam a uma velocidade média de 8,5 m/s.



Por isso, a Fuhrländer e a UFF querem também implantar um curso de extensão em energias renováveis na universidade, destinado a alunos e profissionais já formados.



“O Brasil ainda está muito carente nesta área. Queremos treinar, além dos nossos alunos, engenheiros já formados. Em um ano de curso, eles já poderão trabalhar na área”, ressaltou Tavares.



Além disso, serão instalados dois laboratórios na fazenda da UFF, em Iguaba Grande, Rio de Janeiro. Um deles terá um aerogerador capaz de fornecer energia elétrica para aproximadamente 40 mil pessoas e o outro contará com cinco módulos que contêm aerogerador, seis painéis fotovoltaicos e estação anemométrica para medição de dados. Eles serão instalados nos tetos de prédios de cinco municípios para captação de energia.

Bosch
Bosch