Exemplo alemão inspira selo de energia solar no Brasil


Auxiliar o consumidor a identificar as empresas que utilizam energia gerada a partir do sol. Esse é o objetivo do Selo Solar, que será lançado neste dia 24, em Florianópolis, numa parceria entre o IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina), e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).



A iniciativa é inspirada no GrünerStromLabel (Selo de Energia Verde), criado em 1998 na Alemanha e que hoje certifica em torno de 120 produtos de energia limpa no país. O processo de criação do selo no Brasil teve o apoio da Agência de Implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ, sigla no alemão).



Para receber o selo, a empresa deverá comprovar que adquire um volume mínimo de eletricidade solar por um período de pelo menos cinco anos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países com maior incidência de irradiação solar do mundo, porém esse potencial ainda é pouco utilizado para a geração elétrica.



Parceiros



A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil, e é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no País.



O IDEAL, com sede em Florianópolis, foi criado em 2007 com o propósito de fomentar as energias renováveis junto aos governos, aos parlamentos, no meio acadêmico e empresarial. Um dos apoiadores é a GIZ GmbH, organização alemã que coopera com pessoas e  sociedades de países em desenvolvimento, em transição e industrializados, com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida e a construção de um futuro mais sustentável. A parceria conta também com o apoio do KfW, Banco de Fomento da Republica Federal da Alemanha, que, no Brasil, atua no âmbito da Cooperação Oficial Brasil-Alemanha.